Dificuldades de Aprendizagem e a Atuação do Psicólogo Escolar
Limites e Possibilidades
Palavras-chave:
Ambiente escolar, Aluno, Dificuldade de aprendizagem, Psicologia escolarResumo
Este artigo, advindo de uma pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apontar os limites e possibilidades de atuação do psicólogo escolar, quando na atuação do campo das teorias da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Diversos estudiosos consideravam que a teoria das faculdades mentais postulava sobre ser a mente humana dotada de faculdades inatas, a exemplo, de atenção, percepção e memória, das quais deveriam ser treinadas pelo exercício e, consequentemente, por processos repetitivos. Dentro desse cenário, surgiu a seguinte indagação: De que maneiras o Psicólogo Escolar pode atuar para identificar e minimizar as dificuldades de aprendizagem dentro do seu espectro profissional? A atribuição à escola foi um papel de grande importância no que concerne à seleção das experiências consideradas como benéficas que a humanidade realizava, com a finalidade de construção dos conteúdos cognitivos necessários, voltados para uma sociedade futura da qual se pretende que seja mais perfeita, uma sociedade democrática. Na busca da harmonização do ambiente social, com vistas a possibilitar o desenvolvimento do pensamento reflexivo. A investigação identificou que o profissional agrega valores pessoais, familiares e à escola. Estabelece a influência destes em contribuir com os procedimentos educacionais, resultando no atendimento das necessidades individuais e garantia da integridade do ser.
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