Questões Curriculares para o Ensino da Matemática na América Latina
Palavras-chave:
Currículo, Formação Docente, Ensino de Matemática., América LatinaResumo
Esse artigo tem como objetivo central debater, a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre a constituição da identidade de cursos de Licenciatura em Matemática, tendo como março espacial as relações entre Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Considerando a parte curricular, bem como os aspectos relacionados com a formação inicial do futuro professor de Matemática tem sido largamente discutido nos meios acadêmicos, não somente no Brasil, mas em toda a América latina, em face da sua importância nos processos que envolvem a formação de professores, dos quais são carentes de estudos voltados ao Ensino Superior. Nessa perspectiva surge a seguinte indagação: De que maneiras se constituem as questões curriculares para formação inicial do professor de matemática em países da América Latina? As reflexões sobre os currículos no curso de formação para o ensino da matemática, objetiva identificar semelhanças e diferenças entre currículos prescritos, identificando as principais influências das pesquisas em Educação Matemática na formulação de propostas curriculares em alguns países da América Latina, a partir de um estudo comparativo entre os países pesquisados. Vale destacar que que viabilize a formação de pessoas tornando-as capazes de intervir no contexto social, com a finalidade precípua de elevar os indicadores sociais.
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