Questões Curriculares para o Ensino da Matemática na América Latina

Autores

  • Nilson de Matos Silva Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Palavras-chave:

Currículo, Formação Docente, Ensino de Matemática., América Latina

Resumo

Esse artigo tem como objetivo central debater, a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre a constituição da identidade de cursos de Licenciatura em Matemática, tendo como março espacial as relações entre Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Considerando a parte curricular, bem como os aspectos relacionados com a formação inicial do futuro professor de Matemática tem sido largamente discutido nos meios acadêmicos, não somente no Brasil, mas em toda a América latina, em face da sua importância nos processos que envolvem a formação de professores, dos quais são carentes de estudos voltados ao Ensino Superior. Nessa perspectiva surge a seguinte indagação: De que maneiras se constituem as questões curriculares para formação inicial do professor de matemática em países da América Latina? As reflexões sobre os currículos no curso de formação para o ensino da matemática, objetiva identificar semelhanças e diferenças entre currículos prescritos, identificando as principais influências das pesquisas em Educação Matemática na formulação de propostas curriculares em alguns países da América Latina, a partir de um estudo comparativo entre os países pesquisados. Vale destacar que que viabilize a formação de pessoas tornando-as capazes de intervir no contexto social, com a finalidade precípua de elevar os indicadores sociais.

Biografia do Autor

Nilson de Matos Silva, Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS

Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff - ISEAT-FHA. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG-Ibirité. Professor da Pós-graduação no Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. Professor das disciplinas de Matemática, Física e Estatística para os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia e de disciplinas específicas para o curso de Licenciatura em Matemática da UEMG-Ibirité. É membro do Grupo de Pesquisas Práticas Escolares e Formação de Professores que Ensinam Matemática-UFMG/UFOP. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE UEMG. Líder da linha de pesquisa Ensino de Matemática: Práticas e Saberes Docentes do grupo de pesquisas LEDOC-UEMG Ibirité. Área de interesse: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Ensino, Pesquisa e Extensão), Avaliação da Aprendizagem, Currículo e Políticas públicas para a Educação.

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

de Matos Silva, N. (2025). Questões Curriculares para o Ensino da Matemática na América Latina. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 70–78. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/276