A Educação Sexual e o Ensino de Ciências

o estado do conhecimento

Autores

  • Ronaldo Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Roberto Adonias de Paula Universidade Federal do Acre - Ufac
  • Euricléia Gomes Coelho Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Palavras-chave: educação sexual, sexualidade, estado do conhecimento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve revisão da literatura sobre a educação sexual e o ensino de ciências, a fim de produzir uma reflexão crítica a respeito da temática, além disso fornecer orientações e informações relevantes para os estudantes, no sentido de contribuindo para a promoção da saúde sexual, o combate à discriminação e a construção de metodologias eficazes para abordar cada vez mais a temática em ambientes escolares. A metodologia utilizada é do tipo qualitativa, sendo um estado do conhecimento, para tanto, foi realizado um levantamento, resultando em 9 trabalhos (dissertações e teses), publicados entre 2012 a 2023, obtidos na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de teses e dissertações (BDTD). A partir dos dados percebemos que embora as práticas docentes sobre educação sexual e sexualidade no contexto escolar não sejam recentes, os resultados nos mostram que as ações são dificultadas devido à falta de formação inicial e políticas educacionais. Para tanto, constatou-se que a Educação Sexual é uma área em constante evolução, refletindo as mudanças sociais, políticas e culturais. Portanto, a pesquisa e o diálogo contínuos sobre o assunto são essenciais para contribuir com a promoção de políticas educacionais para o tema.

 

 

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Oliveira, R. M. de ., Adonias de Paula, R., & Coelho, E. G. . (2024). A Educação Sexual e o Ensino de Ciências : o estado do conhecimento. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 504–518. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/280