A Integração da Gestão Escolar nas Diferentes Modalidades de Ensino

Desafios e Estratégias para uma Educação Inclusiva e de Qualidade

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Arlêne Barbosa Tavares Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Albina Lopes Carneiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elcione Cardoso de Melo Del Castilo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elisangela Vaz de Sales Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Izete de Souza Alves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Margarete Oliveira Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimundo Júnior Pereira de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria de Lourdes Miranda de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rivaldo Silva Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Valcinei Rodrigues Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Equidade Educacional, Modalidades de Ensino

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a gestão escolar e suas propostas para ser aplicada em todas as modalidades de ensino. Utilizou-se a pesquisa de revisão de literatura, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados analisaram o processo de implantação da gestão escolar no Brasil, priorizando-se o viés histórico e conceitual, e abordar sobre a gestão escolar sob o enfoque de suas tipologias e características teóricas (democrática, participativa, projeto pedagógico e docência em sala de aula). Assim, concluiu-se que o perfil do diretor e da gestão escolar são elementos que se adicionam a um conjunto de outros aspectos responsáveis pelos resultados escolares, mas não deixam de serem variáveis importantes para a compreensão dos resultados estudantis, permitindo-se dessa forma considerar que há uma espécie de efeito gestão nas escolas publicas de educação básica no Brasil.

 

 

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Pinto, J. C. ., Ferreira, A. B. T. ., Carneiro, A. L. ., Del Castilo, E. C. de M. ., Sales, E. V. de, Alves, I. de S. ., Pereira, M. O., Almeida, R. J. P. de ., Almeida, M. de L. M. de ., Santos, R. S. ., & Pereira, V. R. . (2024). A Integração da Gestão Escolar nas Diferentes Modalidades de Ensino: Desafios e Estratégias para uma Educação Inclusiva e de Qualidade. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 440–449. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/282