O letramento matemático
saberes aritméticos na formação continua dos docentes
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da formação continuada para os docentes que ensinam aritmética, explorando três aspectos fundamentais: o conceito de letramento matemático, a relevância da aritmética no ensino fundamental e a formação continuada dos professores. A discussão sobre a formação dos educadores no contexto educacional se torna cada vez mais relevante, especialmente diante das constantes reestruturações nas diretrizes curriculares, que exigem atualizações constantes para os professores. Destaca-se a necessidade de um entendimento claro sobre o conceito de letramento matemático, abordando como os professores compreendem e aplicam esse termo em suas práticas pedagógicas, para evitar possíveis equívocos no ensino de aritmética. Sabe-se que a matemática, historicamente, sempre foi uma disciplina temida tanto por educadores quanto por alunos, e, muitas vezes, até pelos pais que auxiliam seus filhos nas tarefas de casa, mas não possuem afinidade com a matéria. A metodologia adotada neste estudo foi a revisão bibliográfica descritiva e analítica, com o objetivo de proporcionar uma abordagem reflexiva e de compreensão, tanto para os professores quanto para os estudantes em geral.
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