O Uso de Tecnologias Digitais na Educação para Além de Bricolagem:

Uma Revisão de Literatura

Autores

  • Juliana Borges dos Santos Instituto Federal do Paraná
  • Marilha Aparecida da Cruz Cunha Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Cibercultura. Tecnologia. Educação.

Resumo

Com avanço tecnológico e consequentemente a expansão da internet e a comunicação coletiva ocorreram transformações na maneira como a informação é acessada e compartilhada, fato que trouxe mudanças nas dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Surge então indagações sobre a percepção do ser humano sobre si mesmo e a finalidade da educação. E com isso a necessidade da construção de uma pedagogia “contemporânea”. Assim, este trabalho buscou identificar teses e dissertações cuja temática era cibercultura, tecnologia e educação, e que tratavam sobre a relevância, e as consequências das tecnologias digitais, a formação para cidadania e aprendizagem centrada no aluno. A metodologia é de natureza qualitativa, de abordagem bibliográfica e exploratória e emprega o estudo do estado do conhecimento. A busca identificou 220 trabalhos, dos quais 11 foram recuperados para análise detalhada. Os resultados mostram que existe uma preocupação sobre como fazer uso da tecnologia para que todos possam ter acesso aos meios digitais e que sua utilização seja para benefício de todos, para melhorias sociais. Porém, mais da metade dos estudos estão direcionados para as ferramentas e instrumentos como auxiliares no ensino. E em menor quantidade foram encontrados trabalhos sobre formação docente e práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Juliana Borges dos Santos, Instituto Federal do Paraná

Licencianda do curso de Licenciatura em Física, do Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã. Com participação no projeto "Conexão Astronomia" como voluntária, e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (2011), especialização em Fisiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2013), especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2014). 

Marilha Aparecida da Cruz Cunha, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pesquisadora na linha de Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências. O percurso acadêmico é marcado por investigações sobre como professores e estudantes percebem conceitos científicos, além de uma sólida experiência em docência e pesquisa, passando pelo PIBIC e PIBID. Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Educação Inclusiva, com formação em Física pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Ivaiporã, e também em Gestão Financeira. Atravessa as fronteiras entre ciência e educação com um olhar crítico e inovador, buscando tornar o ensino mais inclusivo, acessível e transformador. Entre fórmulas, reflexões e desafios da sala de aula, a maternidade acrescenta uma nova perspectiva ao compromisso com a educação. O cotidiano de mãe e pesquisadora se entrelaça à busca por um ensino que dialogue com a realidade dos alunos e contribua para mudanças sociais reais.

Referências

ANDRADE, Marcelo. A Cibercultura: uma introdução. Revista de Ciências da educação. p.53-77.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: < https://bdtd.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 19 abril 2024.

CAPOBIANCO, Ligia. A Revolução em Curso: Internet, Sociedade da Informação e Ciber-cultura. Estudos em Comunicação, n. 7, v. 2, p. 175-193, maio, 2010.

CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista. Curitiba. v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019.

CHARLOT, Bernard. A educação ambiental na sociedade contemporânea: bricolagem peda-gógica ou projeto antropológico? Pesquisa em Educação Ambiental. v. 15, n.1, 2020.

GALVAO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: pas-sos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília , v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014 . Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 set. 2024

GONSALES, Priscila. Inteligência Artificial, educação e pensamento complexo: caminhos para religação de saberes. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2022.

HERMINIO, Beatriz. O que três laureados do Nobel pensam sobre ciência e o futuro. Nobeis de Medicina, Química e Física vieram ao Brasil e conversaram com estudantes e pesquisadores sobre educação, produção científica e o futuro do planeta. Galileu Ciência. Edição de Luiza Monteiro. Publicada em 18/04/2024, às 16h44. Acesso em: 24/04/2024. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2024/04/o-que-tres-laureados-do-nobel-pensam-sobre-a-ciencia-e-o-futuro.ghtml>

Internet World Stats. https://www.internetworldstats.com/stats.htm. Acesso em 23/04/2024.

ISTE. International Society for Technology in Education. ISTE Standards: For Students. Disponível em: <https://iste.org/standards/students>. Acesso em: 12 de jun. de 2024.

KLOSS, Caroline. Contribuições dos Princípios da Complexidade para a constituição de ambientes de aprendizagem no contexto da Cibercultura. 2019. 93 f. Dissertação (Mestra-do em Educação) - Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, 2019.

LARI, José Otávio Pinheiro. Cultura digital e a questão das gerações: uma abordagem através da teoria ator-rede. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba. 2019.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa

Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 9-29.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

NUNES, Everton de Almeida. Socioformação audiovisual: a construção de uma socioeduca-ção em rede como possível caminho para uma Educação Libertadora. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE. 2023.

OLIVEIRA, Cláudia Simone Almeida de. Redes de aprendizagem no contexto das tecno-logias digitais: aprender e compartilhar na multiplicidade de saberes de um espaço rizomático. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2018.

OLIVEIRA, Alex Martins de. Cultura digital na formação de alunos em cursos técnicos subsequentes de áreas distintas da informática. Tese (Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo, RS., 2019.

OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; MIRANDA, Maria Irene; SANTOS, Núbia dos. Metas-síntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, v.19, n.42, p.145-156, 2020.

PELZL, Annaldina Lucas. A inteligência artificial e o ensino de linguagens: desafios e possibilidades de letramento digital. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2022.

PINTO, Jacyguara Costa et al. Tecnologias Educacionais no novo Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 685-693, 2023.

RODRIGUES, Nadja da Nóbrega. Entre discursos e práticas: a inclusão digital e as desi-gualdades sociais. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande - PB, 2018.

SARKIS, Graziela. Juventudes, tecnologias digitais e educação: mapeamentos a partir da teoria ator-rede. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2021.

SILVA, Zenaide Gomes da. Percepções de estudantes de uma escola pública sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Dissertação (Mestrado em Edu-cação). Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, 2022.

VITÓRIA, José Ricardi; EMMENDOERFER, Magnus Luiz. O que é cultura? Reflexões para uma sociedade (pós-)pandêmica. Revista USP. n 140, p. 145-156, São Paulo, 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Borges dos Santos, J., & da Cruz Cunha, M. A. (2025). O Uso de Tecnologias Digitais na Educação para Além de Bricolagem: : Uma Revisão de Literatura. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 202–224. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/285