A adaptação do currículo escolar para alunos com transtorno do espectro autista

metodologias e práticas de ensino personalizadas

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elinelson Gomes da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Dorcas Reis de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Francisca Silva Brito Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Izabel da Silva e Silva Fonseca Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rivaldo Silva Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ronnie Robson Teixeira da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Suzana Almeida Coelho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Solange da Silva Santos' Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Valcinei Rodrigues Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimunda de Fatima Lima Soeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Adaptação Curricular

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a adaptação do currículo escolar para alunos com transtorno do espectro autista, bem como as metodologias e práticas de ensino personalizadas. Utilizou-se a pesquisa de revisão de literatura, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados demonstraram análises sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas implicações educacionais, a importância da adaptação curricular para a inclusão de alunos com TEA, e as características das metodologias de ensino personalizadas para alunos com TEA. Assim, concluiu-se que a adaptação curricular e a personalização das práticas de ensino não apenas facilitam a aprendizagem de alunos com TEA, mas também promovem um ambiente mais inclusivo e igualitário, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e sociais.

 

Referências

CARVALHO, L. F.; SOUZA, P. A. Formação contínua de professores para a educação inclusi-va. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 29, n. 2, p. 175-187, 2023.

COSTA, D. A.; PEREIRA, J. R. A adaptação do ambiente escolar para alunos com TEA. Re-vista de Psicopedagogia, v. 27, n. 3, p. 50-63, 2023.

COSTA, D. A.; SILVA, J. R. Ensino baseado nos interesses específicos de alunos com TEA. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n. 2, p. 56-69, 2023.

FREITAS, A. C.; SANTOS, P. M. Implicações educacionais do Transtorno do Espectro Autis-ta. Revista Brasileira de Educação Inclusiva, v. 29, n. 1, p. 23-35, 2023.

GOMES, E. P.; ALVES, M. S. Políticas públicas de educação inclusiva no Brasil. Revista de Políticas Educacionais, v. 31, n. 4, p. 213-228, 2023.

LIMA, M. G.; PEREIRA, A. F. Uso da tecnologia no ensino de alunos com TEA. Revista de Tecnologias Educacionais, v. 21, n. 1, p. 112-125, 2023.

LOPES, M. R. Práticas pedagógicas para alunos com TEA: perspectivas e desafios. Educação e Inclusão, v. 10, n. 2, p. 45-58, 2023.

MARTINS, F. S.; SOUZA, A. P. Método TEACCH: Estrutura e eficácia na educação de alu-nos com TEA. Revista Brasileira de Psicopedagogia, v. 19, n. 4, p. 78-92, 2023.

MARTINS, M. G.; OLIVEIRA, F. S. Avaliação inclusiva de alunos com TEA. Revista de Educação e Inclusão, v. 32, n. 1, p. 67-79, 2023.

MIRANDA, L. F. O impacto do TEA na aprendizagem escolar: um estudo de caso. Psicologia e Educação, v. 17, n. 3, p. 102-114, 2022.

OLIVEIRA, A. B.; ALMEIDA, R. P. A adaptação curricular para alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e soluções. Revista de Ensino e Aprendizagem, v. 12, n. 4, p. 67-80, 2024.

OLIVEIRA, R. B.; COSTA, L. M. ABA: Análise Comportamental Aplicada na educação de alunos com TEA. Revista Brasileira de Educação Inclusiva, v. 20, n. 3, p. 45-57, 2023.

OLIVEIRA, R. B.; SILVA, L. T. Adaptação curricular para a inclusão de alunos com TEA. Revista de Educação Especial e Inclusiva, v. 22, n. 4, p. 185-198, 2023.

PEREIRA, A. T.; RODRIGUES, J. F. O processo de adaptação curricular para alunos com TEA. Revista Brasileira de Psicologia Educacional, v. 20, n. 3, p. 123-136, 2023.

PINTO, Jacyguara Costa et al. O processo de inclusão educacional de alunos autistas: revisão de literatura. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 565-575, 2023.

SANTOS, F. R.; LIMA, J. R. Estratégias pedagógicas para alunos com TEA. Revista Brasileira de Educação Inclusiva, v. 28, n. 2, p. 91-104, 2023.

SANTOS, F. R.; RODRIGUES, M. F. Ensino de habilidades sociais e emocionais em alunos com TEA. Revista de Psicologia e Educação, v. 28, n. 2, p. 138-150, 2023.

SILVA, J. R.; COSTA, L. F. Estratégias de ensino para alunos com TEA: práticas pedagógicas inclusivas. Revista Brasileira de Psicopedagogia, v. 18, n. 2, p. 12-24, 2021.

SILVA, M. C.; COSTA, D. A. A colaboração entre escola e família na inclusão de alunos com TEA. Revista de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 23-35, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Pinto, J. C. ., Silva , E. G. da, Araújo , D. R. de ., Brito, F. S. ., Fonseca , M. I. da S. e S., Santos, R. S. ., Silva, R. R. T. da ., Coelho , S. A. ., Santos’, S. da S. ., Pereira, V. R. ., & Soeiro, R. de F. L. . (2024). A adaptação do currículo escolar para alunos com transtorno do espectro autista: metodologias e práticas de ensino personalizadas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 495–503. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/286