Educação Ambiental
reciclagem e coleta seletiva de resíduos sólidos como forma de conscientização da comunidade escolar
Palavras-chave:
Educação ambiental, coleta seletiva, reciclagemResumo
O presente trabalho teve como objetivo explorar o ensino da Educação Ambiental, conscientizando a comunidade escolar a importância da reciclagem, com um destino correto do lixo que é produzido na escola e nas proximidades, baseando-se na coleta seletiva e reutilização, visto que hoje é um tema bastante abordado e complexo, sendo realmente uma questão de educação, já que nossos padrões de comportamento humano são bem instáveis visto que por razões culturais, o homem ainda apresentar uma grande resistência em fazer da reciclagem uma prática habitual. Então há necessidade de políticas e públicas e investimentos por partes dos órgãos responsáveis. No decorrer da preparação dele procurou-se entender as definições de educação ambiental, reciclagem e coleta seletiva dentro das legislações que os regi, enfatizando que eles fazem parte dos conteúdos diários na educação básica. Utilizou-se o método quanto ao procedimento técnico, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica. Observou- se também a necessidade de um compromisso que pouco existe no que diz respeito à interdisciplinaridade e capacitação relacionada à Educação Ambiental e falta de investimento na formação de todos os envolvidos na educação. Pois diante do despertar de uma conscientização, haverá a promoção imediata mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
Referências
BESEN, Gina Rizpah et al .Gestão da coleta seletiva e de organizações de catadores: indicadores e índices de sustentabilidade. Faculdade de Saúde/USP. 1ª Edição Plataforma Digital – 2017. Disponível em: http://www.iee.usp.br/pics/sites/default/files/livro_GestaoColetaSeletivaIEE-USP-edicao-pd.pdf.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br .
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente Saúde / Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br.
Brasil. Ministério de Meio Ambiente. Lei nº 12.305/10: Política Nacional de Resíduos Sóli-dos. Diário Oficial da União. Brasília-DF. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br.
CALDERONI S. Os Bilhões perdidos nos resíduos sólidos. São Paulo: Humanitas, 1999. 346 p.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica: sentidos e trajetórias da educação ambiental no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
CASTRO, M.A. A reciclagem no contexto escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf .
CONAMA, Resolução-Conselho Nacional do Meio. Nº 275. 19 de junho de 2001. P. 80. Dis-ponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/ .
Coleta Seletiva. Na escola. No condomínio. Na empresa. Na comunidade. No municí-pio. Disponível em: http://www2.ambiente.sp.gov.br/cea/2008/08/11/coleta-seletiva-escola-condominio-empresa-comunidade-municipio/.
DIONYSIO, Luiz Gustavo Magro; DIONYSIO, Renata Barbosa. Lixo Urbano: descarte e reciclagem de materiais. Trabalho apresentado a PUC, RJ, 2010, Sala de leitura, disponível em www.web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/SaladeLeitura/conteúdos/SL-Lixo-Urbano.html .
FERREIRA, Roberta Celestino. Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Lixo Trabalham de Conclusão de Curso, 2011, disponível em http://cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-coleta-seletiva-do-lixo.html .
GALVÃO, M. Reciclagem conquista o respeito do mercado. In: Revista: Plásticos Moder-nos, nº 305, dez/jan, 2000.
JUNIOR, Dionizio Ferreira Serra; DE SOUZA, Rosa Cristina; BALDASSINI, Rutineia Santos. A Importância da Educação Ambiental nas escolas para a promoção do desenvolvimento sus-tentável. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 185-194, 2024.
LOGA. Logística Ambiental de São Paulo. Definição e Classificação de Resíduos - 2013. Disponível em http://www.loga.com.br/conteudo.CP=LOGA&PG.101.
MARCATTO, C. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002, 64 p.
MARQUES, J. R. Meio Ambiente Urbano. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
MELLO FILHO, L. E. de (org.) et al. Meio Ambiente & Educação. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999.
MINC, Carlos. Ecologia e cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2005.
MOREIRA, Marco Aurélio. A Teoria da Aprendizagem significativa: Contributos do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem significativa. Peniche: Plátano, 2002.
PADIAL, Karina. Coleta Seletiva – Conheça o lixo produzido pela escola e garanta o descarte correto. Revista Gestão Escolar (Editora Abril). Abril/Maio de 2013. Ano V nº 25
PLANO NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, Governo Federal, Ministério do Meio Am-biente, versão preliminar para consulta pública, setembro de 2011, disponível em http://ead.utfpr.edu.br/moodle/file.php/302/moddata/project/9/4268/Plano_Nacio nal_de_Residuos_Solidos_versao_preliminar_.pdf .
RESÍDUOS. Tempo de Decomposição na Natureza. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br .
RIBEIRO, T. F.; LIMA, S. C. Coleta seletiva de lixo domiciliar- Estudo de casos. Cami-nhos de Geografia: Programa de Pós Graduação em Geografia, Uberlândia, p.50- 69, 2000.
TRAVASSOS, E. G. A Prática da Educação Ambiental nas Escolas. Porto Alegre: Media-ção, 2006.
TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: Redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.
SALES, João Gabriel Silva et al. Reflexões sobre o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental no ensino médio integrado ao técnico em Eletrotécnica. Rebena-Revista Brasilei-ra de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 309-317, 2024.
SANTOS, F. A. S.; Pardo, M. B. L. O papel da escola e do educador para uma educação ambiental transformadora: a compreensão do conceito de educação ambiental dos pro-fessores de Indiaroba/SE. V Colóquio Internacional. Sergipe, Brasil. 2011.
VALLE, Cyro Eyer. Qualidade ambiental: como ser competitivo protegendo o meio am-biente. São Paulo: Pioneira, 1995.
VASCONSCELOS, A. P & Vilarouca, J. Avaliação da percepção ambiental dos alunos da EMEIF Dagmar Gentil: Estudo de caso. Monografia, Instituto Federal de Educação, Forta-leza. 2010. Disponível em: http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/view/1113/589.