Contribuição das Metodologias Ativas na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio

Autores

  • José Gicelmo Melo Albuquerque Universidad Autónoma de Asunción – UAA
  • Hélder Henrique Jacovetti Gasperoto Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY https://orcid.org/0000-0001-7978-3359
  • Francisco Augusto Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Ensino médio, Metodologia ativa, Processo de aprendizagem

Resumo

Este trabalho, busca investigar e analisar a contribuição das Metodologias Ativas no processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. As Metodologias Ativas são uma abordagem pedagógica que coloca o estudante no centro do processo educacional, estimulando sua participação ativa, autonomia e pensamento crítico.  No contexto do Ensino Médio, marcado muitas vezes pela desmotivação dos estudantes e pela tradicional transmissão de conteúdo, as Metodologias Ativas representam uma alternativa promissora para engajar os alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. Este estudo examina diferentes Metodologias Ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Aprendizagem Cooperativa, Sala de Aula Invertida e Design Thinking, destacando seus princípios e benefícios. Além disso, o estudo investiga como a implementação dessas Metodologias Ativas pode impactar o desempenho acadêmico, a motivação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos do Ensino Médio. Também são abordadas as possíveis barreiras e desafios enfrentados pelos educadores ao adotar essas abordagens inovadoras. Os resultados desta pesquisa indicam que as Metodologias Ativas podem efetivamente melhorar a aprendizagem no Ensino Médio, promovendo a participação ativa dos alunos, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a retenção de conhecimento. No entanto, sua implementação bem-sucedida requer o apoio de gestores escolares, a formação adequada dos professores e a adaptação do currículo para integrar essas abordagens de forma eficaz. Este estudo contribui para a compreensão do potencial das Metodologias Ativas na transformação do Ensino Médio, destacando a importância de repensar as práticas educacionais para atender às necessidades dos alunos do século XXI e prepará-los para os desafios futuros.

 

Biografia do Autor

José Gicelmo Melo Albuquerque, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Pós doutorando em “Liderança para a Gestão e Inovação Educativa em uma Sociedade Inclusiva” Universidad Autónoma de Asunción/PY. Doutor em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC)/PY, reconhecido pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP-RJ. Mestre em Ciências da Educação - Universidad Interamericana na cidade de Assunção/PY. Especialização em História Contemporânea, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió/AL. Graduado em Estudos Sociais, habilitação em Educação Moral e Cívica pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo (FFPP), em Penedo/Alagoas. Professor de História da rede pública do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju. 

Hélder Henrique Jacovetti Gasperoto, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

 Doutorando em Ciências da Educação (UTIC - Universidade Tecnológica Intercontinental). Mestre em Educação (UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba). Especialização em Pesquisa Metodológica de Investigação e Docência no Ensino Superior (FHO- Fundação Hermínio Ometto); Metodologia do Ensino Superior (UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson) e Formação para o Magistério (Faculdade de Ciências e Letras - Plínio Augusto do Amaral).Graduado em GEOGRAFIA Bacharelado (USP - Universidade de São Paulo); GEOGRAFIA Licenciatura (USP - Universidade de São Paulo); SOCIOLOGIA Licenciatura (UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson); FILOSOFIA Licenciatura (UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson); Pedagogia (ASMEC - Associação Sul Mineira de Ensino); Tecnologia Sanitária (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas); Graduado em Engenharia Civil (UNAR - Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson). Pesquisador na Linha de Pesquisa Tecnologias Assistivas: Processos de Mudança, Políticas Públicas e Linguagens de Inclusão - Projeto Docente: Discurso Linguagens e Poder: Esferas e Desenvolvimentos Sociais (2016-2022). Parecerista em periódicos científicos e acadêmicos. Autor de capítulos de livros e artigos científicos acadêmicos. Docente na Educação Superior e Básica particular de ensino. 

Francisco Augusto Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

 Doutor em Ciências da Educação-Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC)/PY. Mestre em Ciências da Educação- Universidad Tecnológica (UTIC)/PY, reconhecida pela Universidade Anhanguera de São Paulo-UNIAN, Licenciado em História pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Especialização em Ciências Sócias com Ênfase em História, Geografia e Meio Ambiente, ela Faculdade de Ciências Sócias Aplicada-FACISA, Especialização em Docência Superior, pela Faculdade de Ciências Sócias Aplicada-FACISA. Xaxim/SC. Professor de História, Filosofia e Sociologia, na rede Pública de Porto Velho/RO.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Albuquerque, J. G. M. ., Gasperoto, H. H. J. ., & Silva, F. A. . (2024). Contribuição das Metodologias Ativas na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 551–561. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/297