Do EJA ao PROEJA e as metodologias ativas de aprendizagem
possibilidades necessárias para a próxima década
Palavras-chave:
EJA, PROJEJA, TICs, Metodologias ativasResumo
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino carente de identidade e de experiências exitosas que indiquem caminhos alicerçados na compreensão do direito de todos à escolarização e à profissionalização, num contexto de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho[1]. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades necessárias para alavancar as metodologias ativas de aprendizagem do EJA e PROEJA para a próxima década. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa para um estudo descritivo, onde foram mostradas as características do EJA e do PROEJA, como também a legislação que os ampara a fim de se fazer a ponte entre as vivências desse público e o conhecimento necessário à sua evolução. Os resultados mostraram que a abordagem de aprendizagem não tem atraído o número de pessoas esperado. Se faz necessário criar políticas públicas em um processo mais dinâmico, que seja capaz de desenvolver nos estudantes, competências para participar e interagir num mundo global, altamente competitivo que valoriza a flexibilidade, criatividade e soluções inovadoras. Uma alternativa apresentada, é a utilização de metodologias ativas e ampliar este Programa juntamente com a Educação Profissional. A contribuição apresentada é a utilização de comunicação que, juntamente com as metodologias ativas, tragam novas possibilidades para melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos, conectando alunos e professores.
DOI: 10.5281/zenodo.15882720
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