Do EJA ao PROEJA e as metodologias ativas de aprendizagem

possibilidades necessárias para a próxima década

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Ana Roberta Crisóstomo de Morais Instituto Federal de Brasilia - IFB

Palavras-chave:

EJA, PROJEJA, TICs, Metodologias ativas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino carente de identidade e de experiências exitosas que indiquem caminhos alicerçados na compreensão do direito de todos à escolarização e à profissionalização, num contexto de pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho[1]. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar as possibilidades necessárias para alavancar as metodologias ativas de aprendizagem do EJA e PROEJA para a próxima década. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa para um estudo descritivo, onde foram mostradas as características do EJA e do PROEJA, como também a legislação que os ampara a fim de se fazer a ponte entre as vivências desse público e o conhecimento necessário à sua evolução. Os resultados mostraram que a abordagem de aprendizagem não tem atraído o número de pessoas esperado. Se faz necessário criar políticas públicas em um processo mais dinâmico, que seja capaz de desenvolver nos estudantes, competências para participar e interagir num mundo global, altamente competitivo que valoriza a flexibilidade, criatividade e soluções inovadoras. Uma alternativa apresentada, é a utilização de metodologias ativas e ampliar este Programa juntamente com a Educação Profissional. A contribuição apresentada é a utilização de comunicação que, juntamente com as metodologias ativas, tragam novas possibilidades para melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes da educação de jovens e adultos, conectando alunos e professores.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15882720

 

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Vale do Itajaí UNIVALI (2023). Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina(2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador da Área de Gestão e Negócios e do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasília e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no município de Fortaleza dos Nogueiras MA

Ana Roberta Crisóstomo de Morais, Instituto Federal de Brasilia - IFB

Servidora Pública no Instituto Federal de Brasília (IFB), atualmente é Coordenadora-geral de Assuntos Estudantis do campus Brasília Fez bacharelado e licenciatura em Geografia, Licenciatura em Pedagogia, possuo pós-graduação em Docência para a Educação Profissional, Especialização em Gestão Escolar, pós-graduação em Aperfeiçoamento em Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica e Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária pelo Instituto Politécnico de Santarém em Portugal. Faz parte do grupo de pesquisa Educação Profissional, como Catalizadora Do Desenvolvimento Local – EMPREENDER

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Leite, E. D., & Morais, A. R. C. de. (2025). Do EJA ao PROEJA e as metodologias ativas de aprendizagem: possibilidades necessárias para a próxima década. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 76–96. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/298