O uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos PAEE da educação infantil

Autores

  • Leonardo Santos Miranda Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR
  • Gardielly Márcia de Ananias Araújo Secretaria Municipal de Educação de Timon
  • Telma Cristina Ribeiro Franco Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa Secretaria Municipal de Educação do município de Ilha Grande do Piauí, PI
  • Fabiana Gomes Amado Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Mateus José Ribeiro Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Leandro Santos Miranda Universidade Paulista - UNIP, PI

Palavras-chave:

Plataforma Canva, PAEE, Educação Infantil

Resumo

A inclusão educacional, segundo a Unesco (1994), visa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas dificuldades ou diferenças, participem de escolas regulares. O presente estudo trata de uma pesquisa bibliográfica acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE), tendo como ênfase o uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos (Público-Alvo da Educação Especial) PAEE da educação infantil. As propostas aqui apresentadas podem servir como inspiração para serem incorporadas às práticas docentes, contribuindo para a criação de recursos didáticos em diferentes áreas do ensino. No contexto educacional, o uso de plataformas digitais para desenvolver materiais pedagógicos mais lúdicos e interativos, tem o potencial de estimular a participação ativa dos estudantes, além de favorecer a construção de um ambiente escolar mais inclusivo Em síntese a pesquisa revela que, apesar dos desafios presentes na inclusão educacional, ferramentas digitais como o Canva têm o potencial de transformar a prática pedagógica, ajudando a tornar o ensino mais acessível e eficaz para o público-alvo do AEE.

Referências

AMADOR, Sebastiana E. Práticas pedagógicas inclusivas: ações pedagógicas da sala do AEE em uma escola municipal de Itajá/RN. 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufersa.edu.br/server/api/core/bitstreams/c384e75e-f9f4-4a84-a320-f3b1a0a0a71d/content >.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Ministério da Educação, 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução 04/2009. Institui o Atendimento Educacional Especializado. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Especial, 2009.

DA SILVA MANSO, Marcilene P.; DA SILVA, Russiana C.S.; DE AQUINO, Lucélio D. O uso da ferramenta colaborativa Canva nos processos de ensino e aprendizagem: achados de um mapeamento sistemático da literatura. Conjecturas, v. 22, n. 16, p. 1129-1145, 2022.

GEHRED, Alison P. Revista da Associação de Bibliotecas Médicas: JMLA, v. 108, n. 2, p. 338, 2020.

LOPES, E., & MARQUEZINE, M. C. (2012). Sala de recursos no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na percepção dos professores. Revista Brasileira de Educa-ção Especial, 18(3), 487-506. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-65382012000300009&script=sci_abstract >

MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.

MURAD, Gabriela A. et al. O impacto do diagnóstico precoce e intervenção em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 5, p.3, 2023.

PRYCHODCO, Robson C.; DE CAMARGO BITTENCOURT, Zélia Z. L. Desafios no Coti-diano de Famílias com Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo. ID on line. Revista de Psicologia, v. 16, n. 63, p. 204-221, 2022.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca. Sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais Unesco.

Downloads

Publicado

2025-03-28

Como Citar

Miranda, L. S. ., Araújo, G. M. de A. ., Franco, T. C. R. ., Brito, M. D. O. ., Sousa, M. de N. da S. ., Amado, F. G. ., Ribeiro, M. J. ., & Miranda, L. S. . (2025). O uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos PAEE da educação infantil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 264–274. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/299