Actividades experimentais com matérias de baixo custo, para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da hidrostática, no magistério de Namacunde do Cunene, Angola

Autores

Palavras-chave:

Actividades experimentais, Processo de Ensino e Aprendizagem, Hidrostátic

Resumo

A presente pesquisa tem como objectivo elaborar uma proposta de actividades experimentais usando materiais de baixo custo, para melhoria do processo de ensino-aprendizagem (doravante PEA) da hidrostática,no Magistério de Namacunde da pronvincia do Cunene.Trata-se de uma pesquisa qualitativa-quantitativa (mista).Feito o diagnóstico da situação inicial do problema,constatou-se que os alunos pouco têm visto o elo entre a teoria com a prática no que se refere a realização de actividades experimentais,razão pela qual a presente proposta é de extrema importância. O presente artigo encontra-se resumido em duas secções,na primeira apresenta-se a sistematização dos fundamentos teóricos e metodológicos do peocesso de Ensino e Aprendizagem  das actividades experimentais da Hidrostática.  Na segunda seccão faz-se a caracterização do estado actual da experimentação, no processo de ensino e aprendizagem da Física na 10.ªclasse e para dar solução ao problema identificado elaborou-se uma proposta de actividades experimentais.

 

Biografia do Autor

Joaquim Luís Catchipa, ISCED-Sumbe, Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Mestre em Ensino das Ciências opção: Física pelo ISCED-Huíla. Docente do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do ISCED-Sumbe,Angola.  

Agostinho Xavier Manuel, Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte, Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte.Formador do STEM nacional.Docente do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas da Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte,Angola.
 

Manuel Cambuta da Silva, Magistério de Namacunde -Cunene/Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Mestre em Ensino das Ciências opção: Física pelo ISCED-Huíla.Docente de Física do Magistério de Namacunde,Angola

Justino Pirú Abilio, Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) da Universidade do Namibe, Angola

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo.Mestre em Ensino das Ciências opção:Física pelo ISCED-Huíla.Docente do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) da Universidade do Namibe.  

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Catchipa, J. L. ., Manuel, A. X. ., da Silva, M. C., & Abilio, J. P. . (2025). Actividades experimentais com matérias de baixo custo, para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da hidrostática, no magistério de Namacunde do Cunene, Angola. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 179–192. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/304