Formação Docente para a Prevenção e Intervenção em Casos de Violência Escolar

Autores

  • Marlon Avinte Evangelista Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Dorilene Guerreiro dos Reis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Violência, Escola, Educação, Educador, Formação

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a formação Docente para a Prevenção e Intervenção em Casos de Violência Escolar. Utilizou-se a pesquisa de revisão de literatura, de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os resultados demonstraram análises sobre condutas definidas como violentas nas escolas da Educação básica, motivos geradores de violência escolar, como os professores se preparam para lidar com a violência escolar, e, compreender se há formação inicial e/ou continuada para os professores lidarem com a violência no contexto escolar. Assim, concluiu-se que é de suma importância que as ofertas de formação continuada levem em consideração situações reais de vivência no interior dos estabelecimentos de ensino e que ofereçam possibilidades para o desenvolvimento de capacidades que possam de fato serem aplicadas. Pensando nisso, as pesquisas apontam experiências exitosas que levaram em consideração a realidade de cada grupo escolar e que tiveram acompanhamento.

 

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Evangelista, M. A. ., & Reis, D. G. dos . (2025). Formação Docente para a Prevenção e Intervenção em Casos de Violência Escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 23–33. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/305