O conhecimento como um processo construtivo do ensino-aprendizagem
uma síntese à luz dos saberes filosóficos de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire
Palavras-chave:
Reflexão Crítica, Experiência Prática, Educação LibertadoraResumo
O artigo explora as contribuições de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire para a educação, destacando como suas ideias moldaram a prática educacional ao longo da história. Sócrates enfatizou a importância do questionamento e da reflexão crítica, promovendo a autodescoberta e a introspecção nos alunos. Sua metodologia dialógica, conhecida como maiêutica, incentivava os educandos a explorarem suas próprias ideias e convicções. John Dewey, por sua vez, contribuiu significativamente para uma educação progressiva com sua visão de que a educação é um processo ativo e construtivo. Ele defendia que a aprendizagem deve ser baseada em experiências práticas e realistas, permitindo aos alunos participarem ativamente no seu próprio processo de aprendizado e desenvolverem habilidades críticas e criativas. Paulo Freire trouxe uma abordagem transformadora para a educação ao destacar a prática educativa libertadora. Ele propôs que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 1994). Freire enfatizava a importância da autonomia dos alunos e do compromisso dos educadores em facilitar um ambiente onde os aprendizes possam construir seu próprio conhecimento a partir das interações com o mundo ao seu redor. A triangulação das ideias desses três filósofos oferece um quadro rico e multifacetado para o processo de ensino-aprendizagem, a formação do indivíduo e a relação entre educação e sociedade. Esta produção textual em forma de artigo fez parte do processo avaliativo da disciplina Filosofia e História da educação do curso de Pós Grado Stricto Sensu, Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Del Sol -UNADES, em Assunção / PY, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Fernando Santos (Kassideran) e teve como finalidade o estudo desses três pensadores, buscando identificar como suas filosofias interagem e se complementam, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada sobre o processo construtivo do conhecimento e as devidas contribuições para o ensino-aprendizagem na formação do cidadão.
Referências
DA SILVA, Fabio Wellington Orlando. A dialética socrática e a relação ensino-aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 16, n. 1, 2011.
DE MENEZES, Jones Baroni Ferreira et al. Teoria do conhecimento de John Dewey e o lugar do professor no processo educativo. Educação por Escrito, v. 11, n. 2, p. e35142-e35142, 2020.
DE MORAES, Jorge Adrihan do Nascimento. A pedagogia de Paulo Freire e a Educação con-temporânea: Uma análise crítica. Khóra: Revista Transdisciplinar, v. 4, n. 5, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23ª reimpressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
SANTOS, Antônio Fernando. Currículo oculto: Um importante fator nos processos da aprendi-zagem formal. Rebena-Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, v. 5, p. 222-228, 2023.
TOMAZ, Marlene. A Educação e a autonomia do indivíduo: uma síntese com base nos saberes filosóficos de Maria Montessori, Jean Piaget e Immanuel Kant. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 156-162, 2024.