O conhecimento como um processo construtivo do ensino-aprendizagem

uma síntese à luz dos saberes filosóficos de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire

Autores

  • Ivonete Afonso da Silva Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria Gorete Correa Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Reflexão Crítica, Experiência Prática, Educação Libertadora

Resumo

O artigo explora as contribuições de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire para a educação, destacando como suas ideias moldaram a prática educacional ao longo da história. Sócrates enfatizou a importância do questionamento e da reflexão crítica, promovendo a autodescoberta e a introspecção nos alunos. Sua metodologia dialógica, conhecida como maiêutica, incentivava os educandos a explorarem suas próprias ideias e convicções. John Dewey, por sua vez, contribuiu significativamente para uma educação progressiva com sua visão de que a educação é um processo ativo e construtivo. Ele defendia que a aprendizagem deve ser baseada em experiências práticas e realistas, permitindo aos alunos participarem ativamente no seu próprio processo de aprendizado e desenvolverem habilidades críticas e criativas. Paulo Freire trouxe uma abordagem transformadora para a educação ao destacar a prática educativa libertadora. Ele propôs que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Freire, 1994). Freire enfatizava a importância da autonomia dos alunos e do compromisso dos educadores em facilitar um ambiente onde os aprendizes possam construir seu próprio conhecimento a partir das interações com o mundo ao seu redor. A triangulação das ideias desses três filósofos oferece um quadro rico e multifacetado para o processo de ensino-aprendizagem, a formação do indivíduo e a relação entre educação e sociedade. Esta produção textual em forma de artigo fez parte do processo avaliativo da disciplina Filosofia e História da educação do curso de Pós Grado Stricto Sensu, Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Del Sol -UNADES, em Assunção / PY, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Fernando Santos (Kassideran) e teve como finalidade o estudo desses três pensadores, buscando identificar como suas filosofias interagem e se complementam, proporcionando uma visão abrangente e aprofundada sobre o processo construtivo do conhecimento e as devidas contribuições para o ensino-aprendizagem na formação do cidadão.

 

Biografia do Autor

Ivonete Afonso da Silva, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY.  Especialização em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Porto Velho/RO. Pós graduada em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pelo Centro Universitário Internacional, Porto Velho/RO. Graduada em Letras/Português, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho/RO. Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO. Advogada, atuando na área de execuções civis. Atuou como Coordenadora Geral da Controladoria Geral do Estado de Rondônia – CGE. Servidora pública do estado de Rondônia, atualmente no cargo de Coordenadora de Assuntos Externos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD.

Maria Gorete Correa, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY.  Especialização em Administração Pública, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho/RO. Graduada em Pedagogia, pela Fundação Faculdade de Ciências, Letras e Pedagogia de Mandaguari/PR. Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO. Trabalhou na área de controle interno, na Controladoria Geral do Estado de Rondônia – CGE. Servidora pública federal, localizada na Secretaria de Estado da Educação, em Porto velho/RO.

Referências

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Publicado

2025-01-27

Como Citar

Silva, I. A. da ., & Correa, M. G. . (2025). O conhecimento como um processo construtivo do ensino-aprendizagem: uma síntese à luz dos saberes filosóficos de Sócrates, John Dewey e Paulo Freire. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 34–42. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/306