Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino
Palavras-chave:
teoria do desenvolvimento cognitivo; Piaget; epistemologia genética; ensino; aprendizagemResumo
A presente pesquisa tem como objetivo discorrer sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo estudados e classificados por Piaget (1970) com a intencionalidade de informar e esclarecer aos docentes a relevância do entendimento desta teoria para o processo de ensino e aprendizagem. Tal estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem não-experimental e de escopo internacional. Em um primeiro momento, houve a apresentação dos diferentes níveis de desenvolvimento, conforme Piaget, a saber: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. A posteriori, foram discutidos de forma mais aprofundada cada um destes estágios, ao passo que os níveis de desenvolvimento foram trazidos com analogias e situações cotidianas do aluno. Nas considerações finais, demonstrou-se a necessidade de correlacionar a didática e a metodologia de ensino de acordo como a faixa etária do aluno de forma que este tenha um acesso mais amplo a situações didáticas mais pertinentes à sua idade; como também, ao seu nível cognitivo.
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