Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino

Autores

  • Emiliano Torquato Júnior Instituto Federal de Alagoas
  • Josenildo Farias Neto Instituto Federal de Alagoas
  • Soraya Fernandes da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Vívia Dayana Gomes dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Claudiene dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

Palavras-chave:

teoria do desenvolvimento cognitivo; Piaget; epistemologia genética; ensino; aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discorrer sobre os estágios de desenvolvimento cognitivo estudados e classificados por Piaget (1970) com a intencionalidade de informar e esclarecer aos docentes a relevância do entendimento desta teoria para o processo de ensino e aprendizagem. Tal estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem não-experimental e de escopo internacional. Em um primeiro momento, houve a apresentação dos diferentes níveis de desenvolvimento, conforme Piaget, a saber: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. A posteriori, foram discutidos de forma mais aprofundada cada um destes estágios, ao passo que os níveis de desenvolvimento foram trazidos com analogias e situações cotidianas do aluno. Nas considerações finais, demonstrou-se a necessidade de correlacionar a didática e a metodologia de ensino de acordo como a faixa etária do aluno de forma que este tenha um acesso mais amplo a situações didáticas mais pertinentes à sua idade; como também, ao seu nível cognitivo.

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Torquato Júnior, E. ., Farias Neto, J. ., Fernandes da Silva, S. ., Santos, V. D. G. dos, & dos Santos, C. (2025). Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 43–59. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/308