Futebol como identidade cultural dos paraguaios

um estudo estatístico descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa

Autores

  • Érica Lopes da Costa Universidad Del Sol - UNADES
  • Franciléia Silva Santos Universidad Del Sol - UNADES
  • Ivonete Afonso da Silva Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria Gorete Corrêa Universidad Del Sol - UNADES
  • Marlene Tomaz Universidad Del Sol - UNADES
  • Raimundo José Ferreira de Melo Universidad Del Sol - UNADES
  • Silvania Rodrigues Vieira Universidad Del Sol - UNADES
  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Futebol, Identidade cultural, Motivação, Preferências

Resumo

O futebol é um elemento crucial na construção da identidade cultural de muitos países ao redor do mundo, refletindo a paixão do povo pelo esporte, e o Paraguai exemplifica bem essa paixão nacional. A pesquisa realizada buscou preencher a lacuna na literatura, considerando a escassez de publicações científicas sobre o futebol paraguaio em comparação com outros países sul-americanos. O objetivo da investigação foi identificar a relação dos paraguaios com o futebol, levando em conta aspectos como sexo, idade, número de filhos, escolaridade e profissão. Os dados foram coletados a partir de uma amostra de 70 entrevistados, o que permitiu uma análise detalhada das variáveis socioeconômicas e suas interações com a paixão pelo futebol. Os resultados mostram uma distribuição equilibrada entre os sexos (50% masculino e 50% feminino) e uma predominância de entrevistados na faixa etária de 26 a 46 anos. A maioria dos participantes possui formação superior, o que indica um público com acesso à educação formal. Em relação ao número de filhos, 40% dos entrevistados não têm filhos, enquanto a maioria possui famílias pequenas, com 1 ou 2 filhos. O grau de motivação para o futebol é elevado, com 64,2% dos entrevistados avaliando sua motivação como 4 ou 5, o que reflete um forte engajamento com o esporte. Os dados sobre preferências por times de futebol indicam que o Olimpia e o Cerro Porteño são os times mais populares, com 35,8% e 34,3% das menções, respectivamente. Esses resultados contribuem para uma compreensão mais aprofundada do papel do futebol como fenômeno cultural no Paraguai, destacando sua importância na formação da identidade coletiva e nas interações sociais da população.

 

Biografia do Autor

Érica Lopes da Costa, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós – Graduada em Ciências da Religião e História do Brasil. Graduada em Bacharelado em Teologia e Licenciada em História. Professorando na EEEF São Sebastião I. 

Franciléia Silva Santos, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós graduada em Piscopedagogia, Arte e Educação, Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia e Arte.

Ivonete Afonso da Silva, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós graduada em Língua Portuguesa, Docência do Ensino Superior. Graduada em Letras/Português e Direito.

Maria Gorete Corrêa, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós graduada em Administração Pública. Graduada em Pedagogia e Direito. 

Marlene Tomaz, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós graduada em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Educação Inclusiva. Alfabetização e Letramento. Graduada em Pedagogia. Professorado no Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza.

Raimundo José Ferreira de Melo, Universidad Del Sol - UNADES

Mestrando em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Licenciado no curso Normal superior, Bacharel em Administração Geral. Ator. Professorando na Escola E.E.F.M. General Osório.

Silvania Rodrigues Vieira, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY. Pós graduada em Psicopedagogia. 

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo. Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória) na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

Referências

DIAS HADAMA, Patrícia. Cultura brasileira: a influência do futebol na formação da identidade nacional. Perspectivas latinoamericanas, v. 15, p. 20-38, 2020.

MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro; HELAL, Ronaldo George; AMARO, Fausto. Futebol, nação e representações: a importância do estilo “futebol-arte” na construção da identidade nacional. História Unisinos, v. 19, n. 3, p. 272-282, 2015.

NELI, Marcos Acácio; DE VARGAS GIORGI, Victor. “Futebol, paixão e política”: construindo uma exposição temática em uma escola periférica de Ribeirão Preto/SP. FuLiA/UFMG [revista sobre Futebol, Linguagem, Artes e outros Esportes], v. 4, n. 2, p. 61-74, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Algumas considerações teóricas no ensino de estatística na educação básica de maneira contextualizada. Revista eixo, v. 7, n. 3, p. 227-237, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, v. 8, n. 4, p. 784932, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Estatística Descritiva utili-zando o software LibreOffice Calc: experimento com um cubo virtual. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 10, n. 1, pág. e34410111911-e34410111911, 2021.

REIS, Tatielle Haussen et al. Futebol-Paixão: O que marca [em linha]. maio 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ped2014/trabalhos/trabalhos/783_arq2.pdf

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Costa, Érica L. da ., Santos, F. S. ., Silva, I. A. da ., Corrêa, M. G. ., Tomaz, M. ., Melo, R. J. F. de, … Pontes, E. A. S. (2025). Futebol como identidade cultural dos paraguaios: um estudo estatístico descritivo de abordagem qualitativa e quantitativa. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 95–105. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/312