Aprendizagem significativa:
interfaces com neurociência
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, ciência cognitiva, metodologiasResumo
Ao identificar as contribuições da neurociência aos fatores fundamentais da aprendizagem significativa, aliados ao uso de metodologias ativas, é possível compreender como o desenvolvimento cognitivo intervém sobre a aprendizagem e aprimorá-lo por meio das relações sociais humanas, de forma a distinguir como funciona a aprendizagem no cérebro e como ele aprende de forma mais significativa, por meio de subsunçores e organizadores prévios. A intenção deste trabalho é identificar quais as principais interfaces da aprendizagem significativa à neurociência aplicada à educação. Portanto, verifica-se que os dois instrumentos de ensino e aprendizagem podem favorecer o desenvolvimento das funções cerebrais que fazem parte do processo de aquisição do conhecimento. Para cumprir com este objetivo utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica caracterizada por qualitativa e fundamentada principalmente sobre os autores Marco Antônio Moreira (2011) apresentando os principais aspectos da aprendizagem significativa, e Ramon Cosenza e Leonor Guerra (2011) abordando a neurociência no contexto da Educação.
DOI: 10.5281/zenodo.15881469
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