Aprendizagem significativa:

interfaces com neurociência

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, ciência cognitiva, metodologias

Resumo

Ao identificar as contribuições da neurociência aos fatores fundamentais da aprendizagem significativa, aliados ao uso de metodologias ativas, é possível compreender como o desenvolvimento cognitivo intervém sobre a aprendizagem e aprimorá-lo por meio das relações sociais humanas, de forma a distinguir como funciona a aprendizagem no cérebro e como ele aprende de forma mais significativa, por meio de subsunçores e organizadores prévios. A intenção deste trabalho é identificar quais as principais interfaces da aprendizagem significativa à neurociência aplicada à educação. Portanto, verifica-se que os dois instrumentos de ensino e aprendizagem podem favorecer o desenvolvimento das funções cerebrais que fazem parte do processo de aquisição do conhecimento. Para cumprir com este objetivo utilizou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica caracterizada por qualitativa e fundamentada principalmente sobre os autores Marco Antônio Moreira (2011) apresentando os principais aspectos da aprendizagem significativa, e Ramon Cosenza e Leonor Guerra (2011) abordando a neurociência no contexto da Educação.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15881469

Biografia do Autor

Gabriele Maito, Universidade Positivo, Paraná, Brasil

Pedagoga pela Universidade Positivo _ PR, estudante lato sensu em Neurociência e Educação com experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente coordenadora pedagógica na Educação Infantil. 

Gustavo Luiz Gava, Universidade Positivo, Paraná, Brasil

Possui Pós-Doutorado em Educação (2023-2024) pela PUCPR, com pesquisa em Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, voltada a Objetos Digitais de Aprendizagem e Computação Afetiva. Realizou também Pós-Doutorado em Gestão Urbana (2021-2022) pela PUCPR, com ênfase em Planejamento Urbano e pesquisa sobre Insurgências Urbanas, Direito ao Ambiente Virtual de Aprendizagem e Experiência Cognitiva no Ciberespaço. É Doutor (2017) e Mestre (2013) em Filosofia da Mente, com ênfase em Ciência Cognitiva, ambos pela PUCPR, além de Especialista em Noergologia (2008) e em Literatura Brasileira e História Nacional (2006). Possui graduação em Filosofia (2005) e Pedagogia (2022).

Elisangela Karine Martins , Universidade Positivo, Paraná, Brasil

Doutora em Gestão Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente professora da extensão institucional da Universidade Positivo. Autora de materiais didáticos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, materiais para Pós-graduação em Educação. Membro do Projeto de Rede de Clubes de Ciências do Paraná, parceria UFPR e UEM.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Maito, G., Gava, G. L., & Martins , E. K. (2025). Aprendizagem significativa:: interfaces com neurociência. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 59–75. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/313