O Jogo 'Ludo Matemático' como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano

Uma Análise de Resultados

Autores

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Ensino de Matemática, Raciocínio Lógico.

Resumo

Este artigo investiga o uso do ‘Ludo Matemático’ como ferramenta pedagógica para reforçar os conceitos de potenciação e radiciação entre alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu a criação e aplicação do jogo em sala de aula, onde os estudantes resolveram equações matemáticas ao cair em casas especiais do tabuleiro. A metodologia incluiu observação direta, análise de erros e identificação de dificuldades específicas. Os resultados demonstraram que a abordagem lúdica proporcionou maior engajamento, participação ativa e motivação, além de estimular o raciocínio lógico e a autonomia dos alunos. A análise dos erros revelou desafios no domínio dos conteúdos, permitindo intervenções pedagógicas mais eficazes. O jogo também fomentou o trabalho em equipe e a resolução de problemas, promovendo um ambiente dinâmico e interativo. Conclui-se que o uso de jogos educativos é uma estratégia eficiente para potencializar a aprendizagem matemática, recomendando-se sua ampliação como prática didática inovadora.

Biografia do Autor

Ana Caroline Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió. 

Rodrigo Cardoso Menezes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió. 

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas - (IFAL)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

Oliveira da Silva, A. C., Menezes, R. C., & Nascimento, A. A. do. (2025). O Jogo ’Ludo Matemático’ como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: Uma Análise de Resultados. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 135–143. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/314