Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico
um Produto Educacional para docentes da Educação Básica
Palavras-chave:
Intervenções pedagógicas., Dislexia., Guia de orientação.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica. Foi elaborado um Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico, um produto educacional que visa ampliar o conhecimento dos docentes sobre a temática, sendo um instrumento de informação que contribuirá para a melhoria das práticas pedagógicas oferecidas aos estudantes disléxicos. O Guia se fundamentou na pesquisa de dissertação intitulada: Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e na escrita – Dislexia: Das características às intervenções, bem como em informações complementares selecionadas em sites que tratam da temática. A dissertação abordou desde as principais características e especificidades da dislexia até o diagnóstico e as possíveis intervenções no contexto escolar. O produto foi enviado para 30 profissionais da área clínica e educacional, incluindo psicólogos, neuropsicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, professores do Atendimento Educacional Especializado e professores da Educação Básica. Desses, 25 responderam a um questionário de pesquisa de satisfação com 12 perguntas. Os resultados indicaram que os profissionais participantes consideraram o produto um instrumento de apoio para intervenções no contexto escolar, demonstrando eficácia como suporte pedagógico.
DOI: 10.5281/zenodo.15883112
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5. ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2023.
BATALHA, Eliana Ratto de Castro. Recomendações técnicas para a construção dos produtos educacionais. 2019. 44 f. Guia (Produto Educacional de Mestrado) – Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas Visconde da Graça, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Educação, 2019.
BRASIL. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Dislexia. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dislexia/. Acesso em: 1 fev. 2025.
BRASIL. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES, 2019. p. 1-80. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatorios-tecnicos-dav. Acesso em: 12 jun. 2023.
BRITES, Luciana. Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/conhecendo-a-dislexia-e-a-importancia-da-equipe-interdisciplinar-no-processo-de-diagnostico/. Acesso em: 30 jan. 2025.
FREIRE, Gabriel Gonçalves; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; GUERRINI, Daniel. Produtos educacionais do Mestrado Profissional em Ensino da UTFPR – Londrina: estudo preliminar das contribuições. Revista Polyphonía, Goiânia, GO, v. 28, n. 2, p. 375-390, jul./dez. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/52761. Acesso em: 27 jan. 2025.
GONÇALVES, Carmen Érica Lima de Campos; OLIVEIRA, Carolina de Souza; MAQUINÉ, Gilmara Oliveira; MENDONÇA, Andréa Pereira. (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec, v. 5, n. 10, p. 74-87, 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500. Acesso em: 27 jan. 2025.
KAPLÚN, Gabriel. Contenidos, itinerarios y juegos. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, México, v. 27, n. 1, p. 143-158, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4575/457545085007.pdf. Acesso em: 27 jan. 2025.
LIMA, Suelen Gonçalves. A importância do trabalho do professor com alunos disléxicos. 2020. 48 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Pedagogia) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.
SERRANO, Graciete. Dislexia: uma nova abordagem terapêutica. Portal MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/dislexia. Acesso em: 19 jan. 2025.
SILVA, Sther Soares Lopes. Conhecendo a dislexia e a importância da equipe interdisciplinar no processo de diagnóstico. Revista Psicopedagógica, v. 26, n. 81, p. 470-475, 2009. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v26n81/v26n81a14.pdf. Acesso em: 1 fev. 2025.
SOUZA, Michele Costa. As dificuldades de leitura: curso de capacitação para professores. 2021. 62 f. Produção Técnica Educacional (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio – PR, 2021.