Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico

um Produto Educacional para docentes da Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Intervenções pedagógicas., Dislexia., Guia de orientação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar um produto educacional destinado aos professores da Educação Básica. Foi elaborado um Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico, um produto educacional que visa ampliar o conhecimento dos docentes sobre a temática, sendo um instrumento de informação que contribuirá para a melhoria das práticas pedagógicas oferecidas aos estudantes disléxicos. O Guia se fundamentou na pesquisa de dissertação intitulada: Transtorno Específico da Aprendizagem com prejuízo na leitura e na escrita – Dislexia: Das características às intervenções, bem como em informações complementares selecionadas em sites que tratam da temática. A dissertação abordou desde as principais características e especificidades da dislexia até o diagnóstico e as possíveis intervenções no contexto escolar. O produto foi enviado para 30 profissionais da área clínica e educacional, incluindo psicólogos, neuropsicólogos, neuropediatras, fonoaudiólogos, professores do Atendimento Educacional Especializado e professores da Educação Básica. Desses, 25 responderam a um questionário de pesquisa de satisfação com 12 perguntas. Os resultados indicaram que os profissionais participantes consideraram o produto um instrumento de apoio para intervenções no contexto escolar, demonstrando eficácia como suporte pedagógico.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15883112

Biografia do Autor

Angela Rosa Resende da Silva, Instituto Federal Goiano, Campus Urutai

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e Pós graduação em Psicopedagogia (2005) pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Professor Ivan Ferreira, situado no município de Pires do Rio. É Mestranda do Curso do Mestrado em Ensino para a Educação Básica no Instituto Federal Goiano , Campus Urutaí. Possui experiência nas áreas de Educação com ênfase em Educação Inclusiva,bem como nas áreas de Coordenação Pedagógica, Mediação em Inclusão, Gestão Escolar e Tutoria Educacional.

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí

Doutor em Linguística, UnB (2020), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - UnU de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Docente permanente do Programa de Pós-Gradução em Ensino para Educação Básica, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico, toponímia e ecolinguística.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Silva, A. R. R. da, & da Silva, C. C. (2025). Guia de orientação para o trabalho com o estudante disléxico: um Produto Educacional para docentes da Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 97–115. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/318