Metodologia da problematização na formação docente

perspectivas de uma professora-observadora

Autores

Palavras-chave:

Metodologia da problematização; Formação docente; Práticas pedagógicas.

Resumo

Este estudo analisa as contribuições das aulas de Métodos Ativos de Ensinar e Aprender para a formação de professores do ensino fundamental, focando na Metodologia da Problematização (MP) e o Arco de Maguerez. O objetivo é investigar como essas aulas contribuem para formar professores motivados e engajados, buscando desenvolver práticas pedagógicas contextualizadas e disseminá-las nas escolas. A relevância do estudo reside na necessidade de promover a reflexão crítica e a construção colaborativa do conhecimento. A MP, com o Arco de Maguerez, é destacada por suas etapas que abrangem desde o diagnóstico inicial até a avaliação processual. O Arco, em sua versão atual, prioriza a ação do aluno durante todo o processo, incluindo o retorno à realidade estudada. O estudo revelou que a metodologia estimula a autonomia dos professores, incentivando a reflexão sobre suas práticas e a busca por soluções colaborativas. No entanto, desafios como a limitação da formação acadêmica tradicional, a resistência a novas metodologias, a falta de tempo para planejamento e a escassez de recursos foram identificados. Conclui-se que as aulas contribuíram para a formação de práticas mais assertivas e contextualizadas, com o compromisso de disseminar as metodologias ativas, transformando o posicionamento do professor para facilitador da aprendizagem.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15935232

Biografia do Autor

Claudia Maria Dalpiaz Chiudini, Fundação Universidade de Blumenau - FURB

Licenciada em Pedagogia, pós-graduada em Neuropsicopedagogia, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), professora de anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino
de Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.  

Keila Zaniboni Siqueira Batista, Fundação Universidade de Blumenau - FURB

Licenciada em Ciências Biológicas, doutora em Patologia, docente de Microbiologia e
Imunologia do Departamento de Ciências Naturais (DCN) e de Métodos Ativos de Ensinar e
Aprender, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
(PPEGCIM), Universidade Regional de Blumenau (FURB). Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

Chiudini, C. M. D., & Batista, K. Z. S. (2025). Metodologia da problematização na formação docente: perspectivas de uma professora-observadora. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 116–129. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/319