A Inclusão escolar e a necessária reflexão sobre princípios estruturantes da prática pedagógica

Autores

Palavras-chave:

escola; inclusão; estética.

Resumo

Este ensaio trata da inclusão escolar. Visa a compreensões e possibilidades pedagógicas. Parte da incongruência de aspectos tradicionais da escola com relação ao paradigma da inclusão. Expõe a necessidade de conceber uma escola na/para a diversidade. A escola como local de encontro entre uns e outros. Espaço de fazer-se entre pessoas. Para isso, se faz necessário, ao contrário da herança escolar moderna, restituir a dimensão estética no sentido do sensível que há em cada um. A intersubjetividade e o reconhecimento de si, por si e pelo outro são princípios pedagógicos decorrentes desta compreensão.

 

Biografia do Autor

Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (1994), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005) - UNIJUI.- Ijuí/RS. Professor assistente da Universidade Regional do Cariri - URCA, Crato -CE. Tem experiência na área de Educação Física escolar, com ênfase em: Lutas na Educação Física Escolar; Capoeira; Escola; Planejamento, e currículo.

 

Edineide Jezine Mesquita Araújo, Universidade Federal da Paraíba UFPB

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT - 2010/2011), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. É bolsista produtividade CNPQ PQ/2. Atuou como coordenadora do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (ANPED/FORPRED/NORDESTE) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES/UFPB - 2017-2020). Participou como investigadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIEd/UHLT/Pt). É membro da Rede Nacional de Pesquisa Universitas/Br, coordenadora do EIXO 5 Acesso, Permanência e evasão (2021/2023). Coordena o GT 11/ ANPED - Política de Educação Superior (2021/2025) e o projeto de pesquisa Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B "Acesso, Permanência e Evasão na Educação Superior: políticas e práticas nas instituições e trajetórias". È membro bolsista do Projeto CECAMPE NORDESTE. PDDE Ações Integradas Educação do Campo (FNDE/UFPB). Foi membro bolsista do projeto "Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados" (FAPESQ/PB). Possui publicações e atuação nas seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Extensão Universitária; Educação Popular e Educação do Campo. 

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Nascimento, P. R. B. do, & Araújo, E. J. M. . (2025). A Inclusão escolar e a necessária reflexão sobre princípios estruturantes da prática pedagógica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 263–275. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/320