Desenvolvendo cidadãos críticos

a importância dos temas transversais no currículo escolar

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Aldenora Brasil Rodrigues Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Adriana do Socorro de Oliveira e Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Cleomar da Silva Moura Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Dalgisa dos Santos de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Daniela Nascimento Martins Correa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ivalda Terezinha Santana Soares Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria do Socorro Furtado Corrêa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Marta dos Santos Cabral Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Walb Alves Cabral Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Sara das Mercês Ribeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Temas Transversais, Ensino Fundamental, Educação Cidadã, Interdisciplinaridade, Formação Docente

Resumo

Este artigo aborda a importância da implementação dos Temas Transversais no currículo do Ensino Fundamental, com foco na construção de uma educação integral e cidadã. A transversalidade, ao integrar temas como ética, saúde, meio ambiente, direitos humanos e diversidade cultural, busca promover a formação de indivíduos críticos, capazes de compreender e interagir com as complexas questões sociais e culturais que permeiam a realidade atual. O estudo examina as contribuições teóricas de diversos autores, como Freire (1996), Saviani (2008) e Giddens (2009), que destacam a necessidade de uma educação que vá além da transmissão de conteúdos, visando ao desenvolvimento de competências para o exercício da cidadania. Além disso, o artigo analisa os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessa abordagem pedagógica, como a falta de formação continuada e a necessidade de estratégias pedagógicas que favoreçam a interdisciplinaridade. O trabalho conclui que a integração dos Temas Transversais no currículo escolar é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de atuar de maneira transformadora na sociedade.

 

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Básica. Brasília, 1997. Disponí-vel em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 13 out. 2024.

BOAVENTURA, S. A. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiên-cia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BUTLER, Judite. O parentesco é sempre tido como heterossexual?. Cadernos pagu , pág. 219-260, 2003.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão dos seres vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIDDENS, A. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOHN, M. G. Educação e movimentos sociais: um estudo sobre a educação popular no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

NUSSBAUM, M. Not for profit: why democracy needs the humanities. Princeton: Prince-ton University Press, 2011.

PINTO, Jacyguara Costa; DA COSTA BRITO, Paulo Ronaldo; MONTEIRO, Vanusa Rocha Moraes. Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 233-245, 2022.

SAVIANI, D. Escola e democracia: a pedagogia de Paulo Freire. 25. ed. Campinas: Auto-res Associados, 2008.

ARAÚJO, F. Temas Transversais: Entre a educação interdisciplinar e a cidadania. Educação & Sociedade, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2025-02-25

Como Citar

Pinto, J. C. ., Rodrigues, A. B. ., Oliveira e Silva, A. do S. de ., Moura, C. da S. . ., Souza , D. dos S. de ., Correa, D. N. M. ., Soares, I. T. S. . ., Corrêa , M. do S. F., Cabral, M. M. dos S. ., Cabral, W. A. ., & Ribeiro , S. das M. . (2025). Desenvolvendo cidadãos críticos: a importância dos temas transversais no currículo escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 125–134. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/321