Leitura analítica a partir da multimodalidade

uma análise do gênero infográfico e possíveis nuances no ensino-aprendizado de língua materna

Autores

Palavras-chave:

Gênero multimodal, Infográfico., Leitura analítica., Língua materna.

Resumo

O presente artigo intenciona refletir sobre qual a contribuição/relevância do gênero textual multimodal infográfico para o ensino de língua materna. Nortearam as análises, as teorias da multimodalidade e da semiótica sob suporte de Barbosa e Rojo (2015); Ribeiro (2016, 2021) e Santaella (2009, 2012), do gênero infográfico, em Nascimento (2013) e Teixeira (2007) e, sobretudo, no que tange às habilidades para a leitura no contexto da infografia, em Paiva (2016). A metodologia utilizada é bibliográfica, qualitativa e ocorreu a partir da seleção, descrição e análise do objeto de estudo. Como resultado, notou-se o expressivo aproveitamento em torno do exercício da leitura analítica, do diálogo entre as distintas linguagens e do quanto essas podem ser suportes para uma prática de ensino de língua em prol dos multiletramentos.

Biografia do Autor

Wellerth Mendes Ribeiro, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Letras-Licenciatura plena em Português/Espanhol pela Universidade da Amazônia (2004). Especialista em Linguística pela Ufpa (2006), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Estadual do Pará (2016), Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura - UNAMA (2023), docente do Instituto Federal do Pará no ensino técnico e na graduação. Atua também como docente da especialização em Linguagens e Artes na Fomação Docente (IFPA) e Saberes e Linguagens da Amazônia (IFPA) onde também é o atual vice-coordenador. Está vinculado a grupos de pesquisa no IFPA onde é o vice-coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE/IFPA) e coordenador do grupo de pesquisa Linguagem, Literatura e Tecnologias na Amazônia (LILITA/IFPA). seus campos de interesse em pesquisa atualmente estão concentrados na relação do Sagrado e sua representação no texto literário e também da Semiótica e sua importância para a construção do leitor da atualidade.

Roseane Cristina Costa Amorim, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pós-graduada em Linguagens e Artes na Formação Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) /campus Belém. Graduada em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) / (2018). Atua na rede privada de ensino e com aulas particulares de Língua Portuguesa e Redação direcionadas ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Concursos Públicos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BARBOSA, Jacqueline P; ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CECILIO, Evane.; PEGORARO, Éverly. A infografia no jornalismo impresso: além da simples complementação, um novo modo de se fazer jornalismo. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia. VIII encontro, Unicentro, Guarapuava-PR, 2011.

DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: BRITO, Karim Siebeneicher; GAYDECZKA, Beatriz; KARWOSKI, Acir Mário (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

NASCIMENTO, Rosemberg Gomes. Infográficos: Conceitos, Tipos e Recursos Semióticos. 172 f. [Dissertação de mestrado] (Mestrado/[Letras]). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Infográfico-COVID-19 doença causada pelo coronavírus 2019: Informe-se. 2020. OPAS. Disponível em: Infográfico - COVID-19 doença causada pelo coronavírus 2019: Informe-se - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org) . Acesso em: 20 de maio, 2023.

PAIVA, Francis Arthuso. Leitura de imagens em infográficos. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para a sala de aula. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

SABINO, Rosilene Furtado. Leitura no Gênero Infográfico nas aulas de Língua Portuguesa: Multimodalidade no Ensino Fundamental. 89 f. [Dissertação de mestrado] (Mestrado/ [Letras]). Universidade Federal da Paraíba, Mamanguape -PB, 2020.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras FAPESP, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SILVA, Elizabete Ferreira da. Os infográficos nas práticas pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades de leitura em ambientes digitais. In: PAIVA, Francis Arthuso (org.). Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.

TEIXEIRA, Tattiana. A presença da infografia no jornalismo brasileiro-proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso. Fronteiras - estudos midiáticos, v. 9, n. 2, p. 111-120, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Como Ler Infográficos, 2020-2022. Página Inicial. Disponível em: Sobre a infografia – Como ler infográficos (dcsfafichufmg.com.br) – Projeto de Projeto de Extensão – UFMG. Acesso em: 20 de maio, 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sobre a infografia. (página inicial). 2020. Como ler infográficos – UFMG. Disponível em: Sobre a infografia – Como ler infográficos (dcsfafichufmg.com.br) . Acesso em: 08 de junho, 2023.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Ribeiro, W. M., & Amorim, R. C. . C. (2025). Leitura analítica a partir da multimodalidade: uma análise do gênero infográfico e possíveis nuances no ensino-aprendizado de língua materna. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 406–427. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/323