A literatura como direito e ação afirmativa:
uma proposta de abordagem em sala com o livro Torto arado de Itamar Vieira Júnior
Palavras-chave:
Prática transgressora; Literatura; Itamar Vieira Jr.Resumo
A escola é imprescindível na constituição e inserção dos sujeitos em uma sociedade plural, e aptos a compreender que as diferenças que os individualizam não justificam ou legitimam a desigualdade de tratamento sobre os corpos e atuações no mundo. Assim, este texto tem como objetivo refletir a relação da formação docente consoante com práticas pedagógicas literárias refletidas em ações afirmativas, inclusivas e práticas leitoras. Para isso, dialoga-se com Antonio Candido (2004), Paulo Freire (2005) e bell hooks (2017), no direito à literatura e à educação emancipatória concomitantemente a uma proposta pedagógica executada em sala de aula a partir do romance Torto arado de Itamar Vieira (2019). Incialmente, fez-se a leitura da obra e na sequência discussão e análise na sala de aula, culminando na realização de uma exposição a partir da leitura e aberta à comunidade escolar e local. Constatou-se por meio da atividade a desconstrução de estereótipos racistas na literatura pelos alunos e o questionamento de práticas hegemonicamente eurocêntricas.
DOI: 10.5281/zenodo.16740698
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