A literatura como direito e ação afirmativa:

uma proposta de abordagem em sala com o livro Torto arado de Itamar Vieira Júnior

Autores

Palavras-chave:

Prática transgressora; Literatura; Itamar Vieira Jr.

Resumo

A escola é imprescindível na constituição e inserção dos sujeitos em uma sociedade plural, e aptos a compreender que as diferenças que os individualizam não justificam ou legitimam a desigualdade de tratamento sobre os corpos e atuações no mundo. Assim, este texto tem como objetivo refletir a relação da formação docente consoante com práticas pedagógicas literárias refletidas em ações afirmativas, inclusivas e práticas leitoras. Para isso, dialoga-se com Antonio Candido (2004), Paulo Freire (2005) e bell hooks (2017), no direito à literatura e à educação emancipatória concomitantemente a uma proposta pedagógica executada em sala de aula a partir do romance Torto arado de Itamar Vieira (2019). Incialmente, fez-se a leitura da obra e na sequência discussão e análise na sala de aula, culminando na realização de uma exposição a partir da leitura e aberta à comunidade escolar e local. Constatou-se por meio da atividade a desconstrução de estereótipos racistas na literatura pelos alunos e o questionamento de práticas hegemonicamente eurocêntricas.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16740698

Biografia do Autor

Clélia Gomes dos Santos, IF-Baiano/UnB

Professora no IF-Baiano. Doutoranda em Literatura pela UnB. Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela UESB. Membra do NEABI – Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e do Geni - Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (IF-Baiano) e do Projeto Cattleyas (UnB).    

Roberta Cantarela, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta do Instituto de Letras (IL), da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Letras Português - UEOP. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Uniandrade. Especialista em Língua, Literatura e Ensino e em História da Educação Brasileira e Mestra em Letras, na Linha de Pesquisa Linguagem Literária e Interfaces Sociais: estudos comparativos, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literaturas, Cinema e Teatro. Atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Português como Segunda Língua (L2) para Surdos, Língua Inglesa, Literatura Comparada, Dramaturgia Brasileira e Inglesa. Desenvolve pesquisas desde a graduação até o doutorado na área de teatro, com destaque para o estudo sobre o grupo teatral performático Living Theatre e sua cofundadora Judith Malina. Doutora na área de Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, na Linha de Pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Gomes dos Santos, C., & Cantarela, R. (2025). A literatura como direito e ação afirmativa: : uma proposta de abordagem em sala com o livro Torto arado de Itamar Vieira Júnior. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 216–231. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/324