Aplicação da neurociência nas práxis educacionais e pedagógicas com enfoque direcionado ao desenvolvimento do estudante

Autores

  • Edio de Freitas Santos Junior Universidad Del Sol - UNADES
  • Edjane Alves dos Santos Menezes Universidad Del Sol - UNADES
  • Rita de Cássia Soares de Oliveira Universidad Del Sol - UNADES
  • Silvania Rodrigues Vieira Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Neurociência, Práxis educacionais e pedagógicas

Resumo

Com o avanço da neurociência aplicada à educação, o interesse sobre como ocorre o processo de aprendizagem e seus impactos práticos tem crescido. Esse processo envolve funções mentais essenciais como atenção, motivação, memória, linguagem, emoção e raciocínio lógico, que são fundamentais para a otimização do aprendizado. Compreender o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central é crucial para que educadores desenvolvam estratégias pedagógicas eficazes. A análise das dinâmicas de sala de aula pode inspirar práticas que motivem os alunos, despertando neles o interesse em construir um conhecimento que ressignifique sua experiência de aprendizagem. Um conceito central nesse contexto é a neuroplasticidade, que representa a capacidade do sistema nervoso de se adaptar e modificar suas propriedades em resposta a estímulos internos e externos. A neurociência busca entender como o cérebro se desenvolve e se adapta ao longo da vida, influenciado por fatores como ambiente, comportamentos e genética. Nesse sentido, intervenções pedagógicas baseadas em descobertas neurocientíficas podem promover um aprendizado mais dinâmico, com professores receptivos ao engajamento e que estimulem os alunos a serem participantes ativos, em vez de meros espectadores. Um ambiente favorável também é indispensável, pois facilita a motivação e a atenção, potencializando os resultados. Assim, a integração entre neurociência e educação pode transformar práticas pedagógicas e enriquecer significativamente o processo de ensino- aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Edio de Freitas Santos Junior, Universidad Del Sol - UNADES

Professor de Geografia da ETEC - Escola Técnica Estadual-do Centro Paula Souza. Professor de Geografia-História - Projeto de Vida na rede do Estado de São Paulo. Professor Mestre, Letrista, Técnico em Segurança do Trabalho, MBA Gestão Empresarial, Doutorando, Presidente Institucional e C.E.O da AMG Produções. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol, Py

 

Edjane Alves dos Santos Menezes, Universidad Del Sol - UNADES

Professora de Ensino Fundamental, pós-graduada em Educação Inclusiva e Planejamento Curricular. Mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia em Lisboa-Portugal. Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol em Assunção- Paraguay

Rita de Cássia Soares de Oliveira, Universidad Del Sol - UNADES

Gestora e Coordenadora do Ensino Fundamental I, das Escolas de Ensino Municipais dos municípios de Maruim e Japaratuba/SE. Pós graduada em Alternativas Pedagógicas para o Desempenho da Ação Docente e Gestão Escolar, Mestre em Ciências da Educação. Doutoranda em Ciências da Educação.

Silvania Rodrigues Vieira, Universidad Del Sol - UNADES

Professora Mestranda, Pedagoga, Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional, leciona em escolas municipais de Santo Amaro das Brotas e Maruim, Estado de Sergipe. gestora escolar de ambos os municípios como coordenadora, atuou em sala de aula, lecionando com alunos desde a educação infantil e fundamental. Mestranda em Ciências da Educação – Unades.

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

Santos Junior, E. de F. ., Menezes, E. A. dos S., Oliveira, R. de C. S. de ., & Vieira, S. R. . (2025). Aplicação da neurociência nas práxis educacionais e pedagógicas com enfoque direcionado ao desenvolvimento do estudante. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 165–179. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/325