Tabuleiro Químico: Elaboração, aplicação e contribuição na aprendizagem da tabela periódica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogos Educativos, Aprendizagem Participativa.

Resumo

As atividades lúdicas são estratégias pedagógicas eficazes no processo de ensino-aprendizagem que auxiliam na integração de conhecimentos pelos alunos. Baseado nesse cenário o objetivo desse estudo é analisar a eficácia do jogo didático "Tabuleiro Químico" no ensino de química, avaliando sua contribuição para a aprendizagem da tabela periódica, o engajamento dos alunos e o estímulo à aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas. A pesquisa foi realizada com 28 alunos de uma turma eletiva de uma escola estadual da Paraíba, localizada na cidade de Areia – PB. O estudo foi estruturado em cinco etapas, incluindo: levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre os elementos químicos da tabela periódica, seleção dos materiais e definição das regras a serem usadas, produção do jogo, aplicação prática e avaliação pós-atividade, considerando a capacidade de respostas e desempenho acadêmico dos participantes. Para verificar a eficácia da estratégia, os dados foram compilados por meio da análise e interpretação de gráficos, tabelas e fotografias apresentadas. Durante o processo de criação e avaliação, as vantagens da atividade lúdica foram observadas, incluindo maior interação e diversão, além de estímulos ao raciocínio lógico, memória visual e senso crítico. A atividade também permitiu identificar as dificuldades e superar as limitações, promovendo uma aprendizagem significativa e participativa. Os resultados demonstraram que 88% dos alunos apontaram o jogo como um instrumento que auxilia positivamente na compreensão da tabela periódica e de suas propriedades.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16740631

Biografia do Autor

Luzia Maria Castro Honorio, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012), Mestre em Química (2012-2014), Doutora em Química pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2014-2018), Pesquisadora PNPD no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Piauí – UFPI (2018 - 2022). Tem experiência na área de Química com ênfase em Química Inorgânica e Química dos Materiais, atuando no desenvolvimento de materiais fotoativos heteroestruturados à base de óxidos/suportados para adsorção, fotoproteção, degradação de poluentes orgânicos e avaliação dos efeitos de interface nas propriedades desses materiais com aplicações fotocatalíticas, toxicológica e antibacteriana. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia-PB, dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas e práticas no Ensino de Química, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs), metodologias ativas e abordagens experimentais para enriquecer o processo de aprendizagem no ensino de Ciências.

Luiz Felipe Rocha da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do 8º período do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2022-atual), sou proativo e com grande interesse na área da educação. Participei por dois anos do programa de licenciaturas (PROLICEN) como bolsista do projeto intitulado de Elaboração de atividades didático-pedagógicas para o ensino de química: desafios e contribuições na formação docente. Continuo bolsista do programa, atuando no projeto Utilização dos recursos audiovisuais e tecnológicos no desenvolvimento de conteúdos de química ano XII, que visa inserir estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Matheus Ginane Barreto, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do 8º período do curso de licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2022-atual), sou proativo e com grande interesse na área da educação. Participei por dois anos do programa de licenciaturas (PROLICEN) como bolsista do projeto intitulado de Elaboração de atividades didático-pedagógicas para o ensino de química: desafios e contribuições na formação docente. Atualmente, faço parte do Programa PartiuIF, um curso de Formação Inicial e Continuada na modalidade de ensino, na qual busco oportunidade para aplicar meus conhecimentos e contribuir para o crescimento e formação continuada.

Edilene Dantas Teles Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Federal da Paraíba (2004), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Tem experiência na área de Química Analítica , com ênfase em cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) e análise de contaminantes emergentes. Possui experiência profissional em laboratório de controle de qualidade de tingimento índigo e tingimento enxofre de industria têxtil de tecidos tipo Denim. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia-PB, dos cursos de Química Licenciatura e Bacharelado.

Deydeby Illan dos Santos Pereira , Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui graduação em Química Industrial, Licenciatura em Química e Pós-graduação Lato Sensu em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência em processos de dessalinização de águas salobras e no pré-tratamento de águas para sistemas de dessalinização via osmose inversa. Atualmente desenvolve pesquisas, sobre a eficiência de eletrodos porosos de níquel no processo de produção de hidrogênio e, também acerca da viabilidade de utilizar energias renováveis (solar e eólica) como fonte de energia no referido processo. É professor da educação básica da disciplina de Química na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e Técnico da área de Química na Universidade Federal da Paraíba.

Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Química Industrial (2001) e Licenciatura em Química (2002), pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialização no Ensino de Química (2006), pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutorado em Química Área de Concentração em: Química Analítica, pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias e Química Analítica com ênfase em espectroscopia NIR e Quimiometria. Nos últimos anos tem atuado na área de Ensino de Química, com temas relacionados ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação e experimentação para o Ensino de Ciências. Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Ciências Agrárias, Campus II, Areia, PB e professora orientadora do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) – UFPB.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Honorio, L. M. C., Silva, L. F. R. da, Barreto, M. G., Moreira, E. D. T., Pereira , D. I. dos S., & Santos, M. B. H. dos. (2025). Tabuleiro Químico: Elaboração, aplicação e contribuição na aprendizagem da tabela periódica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 205–215. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/328