Dificuldades e Estratégias na Adoção de Tecnologias Educacionais: Um Estudo Comparativo entre a Escola Particular e a Escola Pública, no Distrito Federal, Brasil, no Período de 2022 e 2023. Tese (Doutorado)
Palavras-chave:
tecnologias educacionais, prática docente, inovação pedagógicaResumo
A tese intitulada "Dificuldades e estratégias na adoção de tecnologias educacionais: um estudo comparativo entre a escola particular e a escola pública no Distrito Federal, Brasil, no período de 2022 e 2023" investigou os desafios enfrentados e as estratégias adotadas por docentes para integrar tecnologias educacionais às práticas pedagógicas em um contexto pós-pandêmico. Com enfoque qualitativo e abordagem fenomenológica, a pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas, grupo de discussão e um survey online para coleta de dados, analisados com o suporte dos softwares ATLAS.ti e IRaMuTeQ. Os participantes incluíram docentes, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas particular e pública no Distrito Federal, além de outros educadores que contribuíram com o survey. Os resultados apontaram dificuldades estruturais em ambas as escolas, como conectividade inadequada e escassez de equipamentos tecnológicos, destacando a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas para orientar o uso de tecnologias na educação. Também foi evidenciada a relevância de programas permanentes de formação docente, integrando competências técnicas e pedagógicas, para promover práticas inovadoras e alinhadas às demandas tecnológicas. A pesquisa contribui para o debate sobre equidade educacional, ao evidenciar disparidades tecnológicas e propor soluções para inclusão digital. Academicamente, enriquece a discussão sobre metodologias pedagógicas mediadas por tecnologia. Além disso, oferece um diagnóstico detalhado das dificuldades e estratégias identificadas, propondo recomendações práticas, como as destacadas na matriz SWOT, para fortalecer o sistema educacional e promover uma aprendizagem significativa e inclusiva. O trabalho busca fomentar reflexões sobre práticas pedagógicas resilientes e alinhadas às transformações digitais.