Transformações no ensino
como a BNCC está moldando a educação no Brasil
Palavras-chave:
Professores, Avaliação, Currículo, BNCC, EscolaResumo
Este artigo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, com base em uma revisão bibliográfica detalhada, visando analisar os avanços e desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira. O estudo foi conduzido através da análise de livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos oficiais relacionados à BNCC, concentrando-se em suas consequências para o currículo escolar, o desenvolvimento de habilidades e a avaliação do aprendizado. A opção por essa metodologia é justificada pela exigência de uma avaliação crítica e interpretativa do conteúdo, levando em conta as várias visões e os variados contextos onde a BNCC é implementada. A mudança do modelo convencional de ensino para um foco em competências representa um grande desafio, uma vez que envolve uma alteração de paradigma que nem sempre é devidamente entendida ou implementada por escolas e educadores. Conforme abordado por Lima (2020) e Costa (2019), a capacitação dos professores é um elemento fundamental para o êxito da BNCC. Sem uma capacitação apropriada e constante, os docentes podem se sentir despreparados para implementar as novas orientações de maneira eficiente, prejudicando a qualidade do ensino.
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Referências
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