Transformações no ensino

como a BNCC está moldando a educação no Brasil

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ana Cláudia Braz da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Arlêne Barbosa Tavares Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Claudenice Pessoa de Matos Rachid Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jorge Pedro Silva Barbosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jackson Martins Ferreira Universidad Del Sol - UNADES
  • Mauralice Nunes da Silva Santana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Professores, Avaliação, Currículo, BNCC, Escola

Resumo

Este artigo adota uma abordagem qualitativa de pesquisa, com base em uma revisão bibliográfica detalhada, visando analisar os avanços e desafios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira. O estudo foi conduzido através da análise de livros, artigos científicos, dissertações, teses e documentos oficiais relacionados à BNCC, concentrando-se em suas consequências para o currículo escolar, o desenvolvimento de habilidades e a avaliação do aprendizado. A opção por essa metodologia é justificada pela exigência de uma avaliação crítica e interpretativa do conteúdo, levando em conta as várias visões e os variados contextos onde a BNCC é implementada. A mudança do modelo convencional de ensino para um foco em competências representa um grande desafio, uma vez que envolve uma alteração de paradigma que nem sempre é devidamente entendida ou implementada por escolas e educadores. Conforme abordado por Lima (2020) e Costa (2019), a capacitação dos professores é um elemento fundamental para o êxito da BNCC. Sem uma capacitação apropriada e constante, os docentes podem se sentir despreparados para implementar as novas orientações de maneira eficiente, prejudicando a qualidade do ensino.

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Referências

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Pinto, J. C. ., Braz da Silva, A. C. ., Ferreira, A. B. T. ., Rachid , C. P. de M. ., Barbosa , J. P. S. ., Ferreira , J. M. ., & Santana , M. N. da S. . (2025). Transformações no ensino: como a BNCC está moldando a educação no Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 241–252. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/334