Práticas Pedagógicas para a Inclusão de Crianças com Autismo na Educa-ção Regular

Autores

  • Elson Max Fernandes da Fonseca Universidad de La Integración de Las Américas
  • Renata de Araújo Prediger Universidad de La Integración de Las Américas
  • Jane Alves Cardoso Universidad de La Integración de Las Américas
  • Luciéte Carmen Gomes de Oliveira Universidad Del Sol - UNADES
  • Vagner Caldeira de Souza Universidad Del Sol - UNADES
  • Fabiana Brites de Souza Universidad Del Sol - UNADES
  • Rita de Kássia de Oliveira Universidad Del Sol - UNADES
  • Lenice Lopes de Almeida Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Práticas Pedagógicas, Ensino Regular, Formação Docente

Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular requer estratégias pedagógicas que respeitem suas especificidades e favoreçam o aprendizado, pois tem apresentado um aumento significativo nas últimas décadas. Este artigo, de natureza bibliográfica, analisou práticas pedagógicas que contribuem para a adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e a promoção da autonomia desses alunos. Os resultados apontam que metodologias como o ensino estruturado, a flexibilização curricular e a mediação pedagógica são essenciais para a construção de um ambiente inclusivo. No entanto, desafios como a falta de formação docente e de infraestrutura adequada ainda limitam a efetivação dessas práticas. Conclui-se que a inclusão plena de alunos autistas depende do investimento contínuo em políticas públicas, formação docente e recursos acessíveis, garantindo equidade no processo educacional.

 

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Fonseca, E. M. F. da ., Prediger, R. de A. ., Cardoso, J. A. ., Oliveira, L. C. G. de ., Souza, V. C. de . ., Souza, F. B. de ., Oliveira, R. de K. de, & Almeida, L. L. de . (2025). Práticas Pedagógicas para a Inclusão de Crianças com Autismo na Educa-ção Regular. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 253–263. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/335