Práticas Pedagógicas para a Inclusão de Crianças com Autismo na Educa-ção Regular
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Práticas Pedagógicas, Ensino Regular, Formação DocenteResumo
A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação regular requer estratégias pedagógicas que respeitem suas especificidades e favoreçam o aprendizado, pois tem apresentado um aumento significativo nas últimas décadas. Este artigo, de natureza bibliográfica, analisou práticas pedagógicas que contribuem para a adaptação curricular, o uso de tecnologias assistivas e a promoção da autonomia desses alunos. Os resultados apontam que metodologias como o ensino estruturado, a flexibilização curricular e a mediação pedagógica são essenciais para a construção de um ambiente inclusivo. No entanto, desafios como a falta de formação docente e de infraestrutura adequada ainda limitam a efetivação dessas práticas. Conclui-se que a inclusão plena de alunos autistas depende do investimento contínuo em políticas públicas, formação docente e recursos acessíveis, garantindo equidade no processo educacional.
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