A inclusão da criança autista nas escolas públicas e a percepção dos professores

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ana Cláudia Braz da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Claudenice Pessoa de Matos Rachid Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria do Socorro Furtado Corrêa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria de Nazaré Coutinho da Costa Nogueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Regina Celia Nascimento dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Mauralice Nunes da Silva Santana Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Desafios, Inclusão, Autismo, Percepção

Resumo

O principal intuito deste artigo foi examinar a inclusão e a percepção do educador/pedagogo na escola pública de crianças autistas. A pesquisa bibliográfica empreendida neste trabalho foi fundamental para essa análise. Os achados ofereceram um panorama sobre a história do autismo, discutindo também como identificá-lo e a forma como as crianças autistas são integradas nas salas de aula do ensino regular. Os resultados indicaram que é essencial que o educador estimule a autoconfiança e a autonomia da criança, características muitas vezes ausentes. Além disso, o professor tem a responsabilidade de criar atividades apropriadas ao nível de conhecimento do aluno, garantindo que ele possa realizar as tarefas corretamente, o que favorece o surgimento de novas aprendizagens, progressos nas atividades escolares.

 

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Pinto, J. C. ., Silva, A. C. B. da ., Rachid, C. P. de M. ., Corrêa , M. do S. F. ., Nogueira, M. de N. C. da C. ., Santos , R. C. N. dos . ., & Santana, M. N. da S. . (2025). A inclusão da criança autista nas escolas públicas e a percepção dos professores. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 302–314. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/339