A percepção docente sobre a utilização da inteligência artificial na educação superior - Centro Universo Belo Horizonte, Brasil, 2024. Tese (Doutorado)

Autores

  • João Fernando Costa Júnior Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Processos Avaliativos, Docentes, Competências, Ensino Superior, Métodos de Ensino

Resumo

Esta pesquisa explora as percepções dos docentes do Centro Universo Belo Horizonte sobre a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação superior, no ano de 2024, com foco em métodos de ensino, competências docentes e processos avaliativos. Utilizando uma abordagem quantitativa, com coleta de dados via questionários, foram analisadas as respostas de professores sobre a relevância e os desafios da IA no ensino universitário. O estudo revela que, embora reconheçam o potencial da IA para transformar o ensino, os docentes expressam preocupação com a necessidade de adaptação pedagógica e ética. Entre os desafios apontados está a reavaliação do conceito de integridade acadêmica e uma maior reflexão sobre a ética e os riscos associados ao uso da IA em ambientes educacionais. Além disso, a pesquisa identifica uma demanda por capacitação docente, enfatizando a importância da preparação dos professores para integrar ferramentas de IA de maneira responsável e eficaz. Quanto à avaliação, a IA é vista como potencialmente útil para a análise de habilidades cognitivas complexas, como pensamento crítico, mas com a ressalva de que essa avaliação exige significativa supervisão humana. Como conclusão, recomenda-se a integração gradual da IA nos currículos e a promoção de programas contínuos de capacitação para educadores, de forma que possam lidar de maneira ética e eficiente com as novas tecnologias. Este estudo contribui para a discussão sobre a adoção responsável da IA na educação superior, enfatizando o papel das instituições em garantir práticas pedagógicas que acompanhem as inovações tecnológicas de forma crítica e reflexiva.


Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Costa Júnior, J. F. . (2025). A percepção docente sobre a utilização da inteligência artificial na educação superior - Centro Universo Belo Horizonte, Brasil, 2024. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/340