De que maneira a dimensão das ações pedagógicas da EJA carece de um diagnóstico para descrever as possíveis necessidades de atualização, [...], visando estratégias de uma aprendizagem eficiente e dinâmica. Tese (Doutorado)

Autores

Palavras-chave:

Gestão democrática participativa e comunicativa, PPP, Ações pedagógicas, Organização curricular

Resumo

A presente pesquisa de investigação de caráter qualitativa fenomenológica contempla pareceres empíricos de onze participantes diretos, membros do corpo docente, gestor e coordenadora, submetendo-os a um questionário aberto, descritivo, na intenção de coletar dados em campo do organismo vivo da instituição EJA. Pretende-se analisar as ações pedagógicas na educação de jovens, adultos, idosos em associação com o projeto político pedagógico institucional, de um diagnóstico atualizado e contextualizado para mapear, descrever e compreender as possíveis fraquezas e ameaças às ações pedagógicas da instituição EJA servindo como referência para a gestão e organização democrática participativa e comunicativa educativa, estabelecendo adequações no PPP, visando estratégias de uma aprendizagem eficiente e dinâmica. Neste intento, aplica-se o rigor do método fenomenológico Husserliano para apreender de como as coisas do mundo se apresentam à consciência. O epistemólogo Husserl propõe perscrutar essa aparição no sentido de captar a sua essência (aquilo que o objeto é em si mesmo), isto é, “ir ao encontro das coisas em si mesmas” (Husserl, 2008, p. 17). O olhar atento do pesquisador é investigar e dar suporte a uma eficiente proposta pedagógica seguida da organização curricular que aproxima à realidade, tendo por ponto de partida: Onde estamos? Para na sequência sabermos para onde vamos e por fim, traçar estratégias de ação para chegar lá à luz da legislação e do que fala as orientações da BNCC. A importância de diagnosticar as ações pedagógicas e da organização do currículo objetiva melhorar o desempenho e o desenvolvimento do processo de ensino e da aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Norberto Huber, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutor em Ciências da Educação pela Instituição: Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC. Mestre em Teologia; Especialista em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento; Especialista em História e Geografia do Brasil; Especialista em Gestão Educacional; Graduado em Filosofia e Ciências Sociais. Professor Efetivo no quadro do magistério de Santa Catarina - SED SC e da Secretaria Municipal de Brusque - SEME.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Huber, N. . (2025). De que maneira a dimensão das ações pedagógicas da EJA carece de um diagnóstico para descrever as possíveis necessidades de atualização, [.], visando estratégias de uma aprendizagem eficiente e dinâmica. Tese (Doutorado). Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/341