Checklist e Quiz como organizadores prévios de subsunçores sobre funções orgânicas nitrogenadas

Autores

Palavras-chave:

residência pedagógica, aprendizagem significativa, organizadores prévios, ensino de química

Resumo

Em sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), David Ausubel postula seus princípios iniciais firmados no organizador prévio, um material instrucional cuja finalidade é facilitar a relação entre o que se sabe e o que poderá ser aprendido. Com base nessa premissa, este trabalho apresenta a utilização de um checklist e do jogo Quiz FN como organizadores prévios de subsunçores acerca de Funções Orgânicas Nitrogenadas. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada em metodologia de ensino de Química, no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES), para estimular o protagonismo de 12 alunos do 3º ano ensino médio, em relação ao seu processo de aprendizado. O checklist foi aplicado na forma de questionário para averiguação dos conhecimentos prévios, seguido por realização de uma atividade lúdica por meio do Quiz FN. Os resultados obtidos foram dispostos em duas tabelas com parâmetros previamente definidos, permitindo classificar os subsunçores nos sujeitos de pesquisa em ausentes, desorganizados e organizados. Considera-se que esse tipo de metodologia é viável para investigar necessidades de aprendizagem e habilidades cognitivas dos alunos.

 

DOI:  10.5281/zenodo.16752293

Biografia do Autor

Mileide Silva Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Química na FAFIDAM/UECE. Professora da Secretaria de Educação do Ceará

Márcia Jean de Amorim Batista, Secretaria de Educação do Ceará

Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Professora na Secretaria de Educação do Ceará.

Rondinelle Ribeiro Castro, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor no curso de Licenciatura em Química da FAFIDAM/UECE.

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Professor no curso de Licenciatura em Química da FAFIDAM/UECE.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Nascimento, M. S., Batista, M. J. de A. ., Castro, R. R., & Martins Júnior, F. R. F. (2025). Checklist e Quiz como organizadores prévios de subsunçores sobre funções orgânicas nitrogenadas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 232–247. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/343