Influências climáticas no rendimento escolar

um estudo com os alunos do magistério de Namacunde da Província do Cunene, Angola

Autores

Palavras-chave:

Clima, Rendimento escolar, Processo de Ensino e Aprendizagem, Escola

Resumo

As diferentes estações do ano na província do Cunene em particular no Município de Namacunde podem afectar directamente a qualidade de vida dos habitantes, em particular no rendimento escolar dos alunos. Tendo em conta que no município de Namacunde faz muito calor e chove bastante nos meses de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro, procedeu-se o trabalho de pesquisa no intuito de avaliar o impacto destas situações climáticas sobre os alunos da 10ªClasse do Curso de Ensino Primário. Para obtenção dos dados, foi utilizado um questionário, o qual 36 alunos responderam. A metodologia utilizada para coleta de dados é mista (qualitativa e quantitativa), para melhor descrever e interpretar os dados obtidos. Os resultados obtidos revelaram existir influências do clima no rendimento escolar pois, 75% dos alunos inqueridos responderam que enfrentam dificuldades de aprendizagem devido o calor e as constantes chuva que assolam o municipio e a provincia em geral.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17400546

Biografia do Autor

Manuel Cambuta da Silva, Magistério de Namacunde -Cunene/Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo,Mestre em Ensino
das Ciências opção: Física.Docente Assistente do Departamento de Ensino e Investigação de
Ciências Exactas do ISCED-Sumbe,Angola.


Joaquim Luis Catchipa, Magistério de Namacunde -Cunene/Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Mestre em Ensino das
Ciências opção: Física.Docente de Física do Magistério de Namacunde,Angola


Referências

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

da Silva, M. C., & Catchipa, J. L. (2025). Influências climáticas no rendimento escolar : um estudo com os alunos do magistério de Namacunde da Província do Cunene, Angola. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 169–179. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/345