Resolução de problemas sobre as leis de Newton

um estudo de caso no Instituto Técnico de Saúde de Ondjiva, Angola

Autores

Palavras-chave:

Resolução de problemas, processo de ensino e aprendizagem, escola,leis de Newton.

Resumo

A escola é a principal responsável pela formação integral do homem, por garantir a extensão de uma formação multidisciplinar e a continuidade do processo de desenvolvimento.A resolução de problemas no PEA (Processo de EnsinoAprendizagem) da Física é uma actividade que leva o aluno a compreender novos conteúdos e a consolidar um conhecimento já aprendido, por meio da apropriação de um algoritmo ou expressão matemática. Apesar da sua importância comparada com outras outras actividades, a resolução de resolução continua sendo uma tarefa escolar menos preferida entre os alunos em geral, e os alunos do Instituto Técnico de Saúde de Ondjiva não são a excepção.Com base nas dificuldades apresentadas pelos alunos da 10ª Classe do Curso de Enfermagem Geral, no que tange a resolução de problemas,particularmente aos relacionados com as leis de Newton, neste estudo foi desenvolvido uma proposta metodológica constituído por várias acções que visam melhorar o processo de resolução de problemas.A presente pesquisa tem como objectivo elaborar uma Proposta Metodológica para a resolução de problemas sobre as Leis de Newton,na  10ª Classe do Curso de Enfermagem Geral.Para se alcançar o objectivo desta investigação,seleccionou-se, aleatóriamente, uma amostra constituida por 40 alunos e 4 professores de Física que leccionam no Curso do Curso de Enfermagem Geral.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16907814

Biografia do Autor

Manuel Cambuta da Silva, Magistério de Namacunde -Cunene/Angola

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Mestre em Ensino das
Ciências opção: Física pelo ISCED-Huíla. Docente de Física do Magistério de Namacunde,Angola


Joaquim Luís Catchipa, Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do ISCED-Sumbe, Angola.

Licenciado em Ensino da Física pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Mestre em Ensino das
Ciências opção: Física pelo ISCED-Huíla. Docente Assistente do Departamento de Ensino e
Investigação de Ciências Exactas do ISCED-Sumbe,Angola.


José Jaime Tchiananga, Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do ISCED-Benguela, Angola

Licenciado em Ensino da Física pelo ISCED-Huíla , Mestre em Ensino das Ciências opção: Física
pelo ISCED-Huíla. Docente Assistente do Departamento de Ensino e Investigação de Ciências
Exactas do ISCED-Benguela,Angola.


Alfredo dos Santos Sapoko Armindo, aculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) da Universidade do Namibe, Angola

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo. Mestre em Ensino
das Ciências opção:Física pelo ISCED-Huíla. Docente do Departamento de Engenharia
Mecânica, Metalúrgia e de Materiais da Faculdade de Engenharias e Tecnologias (FET) da
Universidade do Namibe.


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Publicado

2025-08-19

Como Citar

da Silva, M. C., Catchipa, J. L., Tchiananga, J. J., & Armindo, A. dos S. S. (2025). Resolução de problemas sobre as leis de Newton: um estudo de caso no Instituto Técnico de Saúde de Ondjiva, Angola. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 428–440. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/352