O papel do letramento digital na formação docente
qualificação e desenvolvimento contínuo para o ensino no século XXI
Palavras-chave:
letramento digital, formação docente, educação digital, qualificação profissional, desenvolvimento contínuoResumo
Este artigo investiga o papel do letramento digital na formação e qualificação contínua de docentes no contexto do Ensino no Século XXI, marcado pela presença crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ambiente educacional. O estudo parte da compreensão de que o letramento digital envolve competências críticas, éticas e pedagógicas, indo além do domínio técnico. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, combinando revisão bibliográfica com pesquisa de campo. Esta última foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores da educação básica, com o objetivo de identificar suas percepções, experiências formativas e os principais desafios enfrentados na integração das tecnologias digitais à prática docente. Os resultados indicam que, embora os docentes reconheçam a importância da formação continuada e do uso pedagógico dessas tecnologias, ainda enfrentam limitações estruturais, escassez de formações específicas e apoio institucional insuficiente. Conclui-se que o fortalecimento do letramento digital docente requer ações integradas entre formação, infraestrutura adequada e políticas públicas efetivas.
DOI: 10.5281/zenodo.16799797
Referências
AVELAR, Michely Gomes; DE FREITAS, Carla Conti; LOPES, Cristiane Rosa. As tecnologias de informação e comunicação e a formação de professores de língua inglesa. REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576), v. 10, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/8013. Acesso em: 2 abr. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. ed. rev. e atual. Lisboa – Portugal: Edições 70, uma chancela de Edições Almedina, S.A., 2021.
BERNARDI, Ana Julia Bonzanini. Educação crítica midiática: formação para cidadania de jovens no contexto de pós-verdade e fake news. 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/234761. Acesso em: 04 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 abr. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, jan. 2023. Disponível em: lei-14533-11-janeiro-2023-793686-normaatualizada-https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2023/lei-14533-11-janeiro-2023-793686-normaatualizada-pl.pdfpl.pdf. Acesso em: 09 abr. 2025.
CARVALHO, Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira; DAVID, Priscila Barros; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Percepções sobre as políticas públicas de inclusão digital na educação básica durante a pandemia da Covid-19: uma análise bibliográfica. Conexões – Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 15, p. e021025, 2021. DOI: 10.21439/conexoes.v15i0.2097. Disponível em: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2097. Acesso em: 13 set. 2025.
CESÁRIO, J. M. S. et al. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 05, pp. 23-33. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tipos-de-pesquisas. Acesso em: 31 mar 25.
COELHO, Luana de Lima; MENDES, Ronã Rinston Amaury. Saberes docentes e metodologias de ensino e tecnologias digitais: Tempos de pandemia. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/345. Acesso em: 1 abr. 2025.
CORREIA, Celise Monteiro França. Educação para cidadania digital: conceitos, dimensões e reflexões. 2021. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/24437/1/Celise%20Monteiro%20Fran%c3%a7a%20Correia.pdf. Acesso em: 03 abr. 2025.
DELBIANCO, Natalia Rodrigues; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Sociedade da Informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 11, p. 1-11, 2022. Disponível em: Sociedade-da-informacao-e-as-midias-sociais-no-contexto-da-comunicacao-cientifica.pdf. Acesso em: 03 maio 2025.
FLORES, E. A.; FREITAS, C. C. de. Letramento digital, ensino e práticas sociais. Revista Panorâmica Online, Cuiabá, v. 1, p. 218–229, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1171. Acesso em: 26 mar. 2025.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em revista, v. 26, p. 335-352, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300017 Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/N5RryXJcsTcm8wK56d3tM3t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 mar. 2025.
GAL, M. B. de S. S.; OLIVEIRA, D. L. de; MORAES, R. M. A. de; PEREIRA, R. C. O papel do professor na era digital: Desafios e transformações. Revista CBTecLE, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 268–283, 2021. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/229. Acesso em: 31 mar. 2025.
MAIA, L. E. de O.; VASCONCELOS, F. H. L.; MENEZES, D. B. Impacto das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem: desafios e oportunidades. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 3, p. 1–17, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n3-007. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/3539. Acesso em: 26 mar. 2025.
MARTINS, H. H. R. et al. Letramento digital e a formação de professores. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e26311831079, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/361403988_Letramento_digital_e_a_formacao_de_professores. Acesso em: 26 mar. 2025.
MARTINS, S. P.; .SANTOS, M. J.. A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, v. 9, n. 2, p. e00943-e00943, 2021. Disponível em: https://forscience.ifmg.edu.br/index.php/forscience/article/view/943. Acesso em: 31 mar 2025.
MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. São Paulo: Papirus, 2013. p. 36–46.
MOSER, Giancarlo. O papel transformador do professor na era digital: Adaptação, inovação e uso de tecnologias da informação e comunicação. REI - Revista de Educação do UNIDEAU, [S. l.], v. 4, n. 1, p. e190, 2024. Disponível em: https://periodicos.ideau.com.br/index.php/rei/article/view/190. Acesso em: 1 abr. 2025.
SANTOS, S. M. A. V. et al. Conectando saberes: a revolução tecnológica na educação e seus impactos no processo de aprendizagem. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 3, p. e3273, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n3-130. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/3273. Acesso em: 26 mar. 2025.
SANTOS, Priscila Costa; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação e fake news: Construindo convergências. Revista Exitus, v. 10, 2020. https:// portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1216/852. Acesso em: 04 abrl 2025.
SILVA, G. V. da; LAMEIRA, F. da C.; SANTOS, L. A.; ASSUNÇÃO, M. C. de; SANTOS, S. M. A. V. Tecnologias, cidadania e educação: Práticas digitais e riscos no contexto das instituições escolares. Revista Ilustração, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 77–83, 2023. DOI: 10.46550/ ilustracao.v4i4.234. Disponível em: https:// journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/ view/234. Acesso em: 4 abr. 2025.
SILVA, M. B. S. et al. O papel do professor na era digital: desafios e transformações. Revista CBTecLE, v. 4, n. 1, p. 268–283, 2021. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/229. Acesso em: 26 mar. 2025.
TONIN, Laís Bueno. Fake news na educação: uma proposta de educomunicação na leitura crítica das plataformas de redes sociais digitais para formação de professores do ensino fundamental. 2024. Tese (Doutorado em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, 2024. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/bitstream/handle/1/1696/TESE%20-%20LA%c3%8dS%20BUENO%20TONIN.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 7 maio 2025.
VICENTE, F. et al. Cidadania digital e combate às fake news: reflexões para a educação básica. In: encontro internacional de educação digital, 2021. Porto: IPB, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351607523_AS_FAKE_NEWS_NO_CONTEXTO_DA_CIDADANIA_DIGITAL . Acesso em: 07 abr. 2025.
VODĂ, Ana Iolanda et al. Explorando habilidades de alfabetização digital em estudantes de ciências sociais e humanas. Sustentabilidade, v. 14, n. 5, p. 2483, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/5/2483. Acesso em: 26 mar. 2025.