O papel do letramento digital na formação docente

qualificação e desenvolvimento contínuo para o ensino no século XXI

Autores

Palavras-chave:

letramento digital, formação docente, educação digital, qualificação profissional, desenvolvimento contínuo

Resumo

Este artigo investiga o papel do letramento digital na formação e qualificação contínua de docentes no contexto do Ensino no Século XXI, marcado pela presença crescente das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ambiente educacional. O estudo parte da compreensão de que o letramento digital envolve competências críticas, éticas e pedagógicas, indo além do domínio técnico. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória, combinando revisão bibliográfica com pesquisa de campo. Esta última foi realizada por meio de um questionário aplicado a professores da educação básica, com o objetivo de identificar suas percepções, experiências formativas e os principais desafios enfrentados na integração das tecnologias digitais à prática docente. Os resultados indicam que, embora os docentes reconheçam a importância da formação continuada e do uso pedagógico dessas tecnologias, ainda enfrentam limitações estruturais, escassez de formações específicas e apoio institucional insuficiente. Conclui-se que o fortalecimento do letramento digital docente requer ações integradas entre formação, infraestrutura adequada e políticas públicas efetivas.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16799797

Biografia do Autor

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1C e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (2002). Fundador e coordenador do Laboratório de Realidade Virtual do IEN/CNEN. Chefe da Divisão de Ensino do IEN/CNEN e Pró-Reitor de Ensino. Fundador e docente do Programa de Pós-Graduação Profissional (Mestrado e Doutorado) em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário UniCarioca. Vice-coordenador do INCT de Reatores Nucleares Modulares e Inovadores - CNPq/MCTI . Atua como consultor Ad Hoc de diversas revistas internacionais e membro do corpo editorial da Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (RECITE). Desenvolve pesquisas em colaboração com a COPPE/NUCLEAR (UFRJ), COPPE/CIVIL (UFRJ), PROTEN (UFPE e CRCN/CNEN), CDTN (CNEN), Programa de Pós-Graduação em Informática (UFRJ), AIEA.

Ana Paula Legey de Siqueira, Centro Universitário UniCarioca

Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq (Divulgação Científica- 2020- atual). É Jovem Cientista do Nosso estado do Rio de Janeiro- FAPERJ (2021- atual). Já foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa em Divulgação Científica no período de 2015-2018. Pós Doutora em Divulgação Científica (IEN/CNEN), Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica) (ago/2009), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ (Jul/1997) e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Na UniCarioca é: Coordenadora do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação; Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca); Coordenadora Adjunta do Núcleo de Computação Aplicada (NUCAP/UniCarioca), núcleo este que abarca pesquisas interdisciplinares envolvendo os cursos de Pedagogia, Design, Computação e Comunicação) aplicando Tecnologias Digitais no Ensino Formal e Não Formal em diferentes ambientes de aprendizagem e segmentos de ensino; orienta TCCs e projetos de iniciação científica; Professora Adjunta do curso de Pedagogia (disciplinas; Didática das Ciências, Informática Aplicada à Educação, Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação e Projetos de ação Pedagógica). Coordenadora Institucional de Iniciação Científica PIBIC- CNPq/UniCarioca. Gestora do Diretório de Grupos de Pesquisa da UniCarioca. É Líder do Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias Digitais na Educação Não formal. Participa como pesquisadora colaboradora do Laboratório de Realidade Virtual do Instituto de Engenharia Nuclear participando da linha de pesquisa: Realidade Virtual na Área Nuclear e neste instituto orientou três dissertações de Mestrado Acadêmico na área de Divulgação Cientifica no IEN/PPG em Ciência e Tecnologias Nucleares/CNEN.

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, Centro Universitário UniCarioca

Jorge Eduardo Mansur Serzedello é servidor público federal no Observatório Nacional (ON), uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2019, atua como gestor da Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN) do ON, onde também desenvolve pesquisas voltadas para a criação de novos recursos digitais para a popularização e divulgação científica. Além disso, é professor no programa de pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Carioca. Possui graduação em Computação pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduação em Engenharia de Redes pelo Instituto Infnet, e atualmente está se especializando em Engenharia de Dados: Big Data pela mesma instituição. Completou seu mestrado em novas tecnologias digitais aplicadas à educação pelo Centro Universitário Carioca, e doutorado em computação pelo Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Parecerista da Revista de Ciência Tecnologia e Educação (RECITE). Pesquisador no grupo de pesquisa Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva, do Centro Universitário Carioca. Possui sólida experiência na construção de metodologias científicas, no desenvolvimento de tecnologias para ambientes educacionais formais e não formais, e na administração de Data Centers e na gestão de tecnologia da informação para o setor público. Suas áreas de expertise incluem ciência da computação, inteligência artificial, engenharia de dados, redes de computadores, segurança da informação, e sistemas distribuídos e complexos. Suas pesquisas são aplicadas em diversos domínios, como unidades de pesquisa, centros de ciências, escolas, museus e outras áreas afins.

Julia Wagner Pereira, Centro Universitário UniCarioca

Mestrado em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/MAST (2009); especialização em Museologia, Cultura e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2022); especialização no Programa de Especialização em Patrimônio Cultural - PEP/Iphan/UNESCO (2007); graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência em pesquisa, preservação e divulgação do Patrimônio Científico e Cultural Brasileiro, atuando nas seguintes áreas: cultura, museus, acervos, educação, ciência, direitos humanos e cidadania. Líder do Grupo de Pesquisa “Educação e novas tecnologias digitais para a promoção da cidadania e diversidade social” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Novas Tecnologias digitais na Educação da UniCarioca.

Rosa Lidice de Moraes Valim, Centro Universitário UniCarioca

Doutora em Psicossociologia (Programa EICOS/UFRJ), Mestre em Design (PUC-Rio), Bacharel em Comunicação Social (PUC-Rio) com extensão em Empreendedorismo (PUC-Rio) e Especialista em interpretação de conferências no par linguístico português-inglês (PUC-Rio). Atua como Professora de Empreendedorismo na Graduação da Unicarioca, Professora de Liderança e de Criatividade da Pós-graduação em Gestão de Projetos da Unicarioca, Professora de Metodologia do Mestrado em Educação da UniCarioca (MPNTDE) e Professora de Empreendedorismo do Doutorado em Educação da UniCarioca (DPNTDE). Pesquisadora associada do GT/DGP/CNPq de Tecnologias sociais para popularização da ciência. Editora de Seção de ensaios da revista acadêmica RECITE.

Neuza Siqueira de Souza, Centro Universitário UniCarioca

Doutoranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2024), Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca - UniCarioca (2023), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Plínio Leite - UNIPLI (2003), Especialista em Língua Inglesa pelo Instituto Superior Anísio Teixeira - ISAT (2008) e Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1991). Atua como formadora no Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM, integrado ao Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos - CREFCON e desempenha a função de revisora copidesque da empresa IDIOMAS CIA LTDA. Pesquisadora no grupo de pesquisa “Educação e novas tecnologias digitais para a promoção da cidadania e diversidade social” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Novas Tecnologias digitais na Educação da UniCarioca.

Tharcila de Abreu Almeida , Centro Universitário UniCarioca

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca. Mestra em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Especialista em Língua Portuguesa (2001) e Gestão Escolar (2020). Possui graduação em Letras pela Fundação São José (1999). Professora da Fundação Municipal de Educação de Niterói/RJ.

Mariluci Petrone Lima, Centro Universitário UniCarioca

Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação. Possui matricula na Fundação Municipal de Educação de Niterói, atuando como coordenadora e professora. Principais experiências na área de Educação, com ênfase em Docência, Pedagogia , Psicopedagogia, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica, Educação Especial e Novas Tecnologias Digitais na Educação.

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Publicado

2025-08-11

Como Citar

Mól, A. C. de A., Siqueira, A. P. L. de, Serzedello, J. E. M., Pereira, J. . W., Valim, R. L. de M., Souza, N. S. de, … Lima, . M. P. (2025). O papel do letramento digital na formação docente: qualificação e desenvolvimento contínuo para o ensino no século XXI. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 286–308. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/353