Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática e Artes

Uma Abordagem Interdisciplinar de Geometria Plana

Autores

Palavras-chave:

Cubismo, BNCC, Geometria, Interdisciplinaridade, Ensino

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem interdisciplinar entre Matemática e Arte, explorando o movimento cubista como ferramenta pedagógica no ensino da Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise de obras de artistas como Picasso e Braque, os alunos são incentivados a reconhecer e utilizar formas geométricas como triângulos, quadrados e trapézios em composições visuais criativas. A metodologia adotada segue os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades práticas que envolvem recorte, reorganização e criação de obras autorais. Essa experiência favorece a aplicação concreta de conceitos como translação, rotação e reflexão. O projeto reforça que Arte e Matemática, mesmo sendo áreas distintas, se complementam ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a expressão visual. Os resultados observados indicam que a proposta contribuiu para o reconhecimento das figuras geométricas e aumentou o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico, acessível e envolvente.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15549275

Biografia do Autor

Ana Caroline Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas campus Maceió

Aluna de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. Participei como Bolsista do Projeto de Ensino: Vídeo-resolução de questões como apoio à aprendizagem em sala de aula. Atualmente participa como bolsista no projeto Aprendizagem de Análise Combinatória através de atividades desenvolvidas com o software Geogebra e como voluntário no projeto Explorando a Interação entre Teoria dos Conjuntos e Morfologia Matemática Binária na Análise de Imagens, ambos no IFAL, campus Maceió.

Vinicius Gomes de Almeida, Instituto Federal de Alagoas

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus Maceió. Bolsista de Iniciação Científica. 

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Os novos papéis do professor na educação contemporâ-nea. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem – REBENA, v. 6, p. 124–149, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/73/64. Acesso em: 20 maio 2025.

CRUZ, Keyte Rocha da. A importância da geometria no processo ensino-aprendizagem: uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem – REBENA, v. 4, p. 108–116, 2022. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/47/41. Acesso em: 20 maio 2025.

FIGUEIREDO, C. M.; CUNHA, M. E. Matemática e Arte: explorando conceitos geométricos através de obras artísticas. Revista de Educação Matemática, v. 21, n. 3, p. 45–58, 2019.

GONÇALVES, R.; CURY, R. Geometria: fundamentos e aplicações. São Paulo: Editora Moderna, 2007.

MOREIRA, Marcos Elias; ABREU, Maria do Carmo Ribeiro (Orgs.). Referenciais curriculares para o Ensino Médio – Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Componente Curricular – Artes. Goiânia: Secretaria da Educação do Estado de Goiás/Coordenação do Ensino Médio, 2010.

OLIVEIRA FILHO, Francisco Sousa de; OLIVEIRA, Maria Letícia Sales; SALES, João Gabriel Silva; CASTRO, Auricélia Veras de; CARVALHO, Nathany Pereira de Brito; PACHECO, Nágila Iane. A importância da interdisciplinaridade durante os cursos de Licenciatura. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem – REBENA, v. 8, p. 318–326, 2024. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/212/200. Acesso em: 20 maio 2025.

PEREIRA, Helena Bonito; PELACHIN, Marcia Maisa. Português: na trama do texto. Coleção Delta. Volume único. Ensino Médio. São Paulo: FTD, 2004.

SALGADO, M. Cubismo: uma introdução ao movimento e seus principais artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

SANDRI, Mariéle. A geometria nas telas de Pablo Picasso a partir de 1907 (Cubismo). Erechim, 2010.

SILVA, Ana Caroline Oliveira da; MENEZES, Rodrigo Cardoso; NASCIMENTO, Arlyson. O Jogo ’Ludo Matemático’ como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: Uma Análise de Resultados. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 135–143. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/314. Acesso em: 20 maio 2025.

SILVA, Juarez Machado. A interdisciplinaridade no ensino de arte: o cubismo e suas técnicas dialogando com conhecimentos matemáticos. Brasília - DF, 2012.

Downloads

Publicado

2025-05-31

Como Citar

Oliveira da Silva, A. C., Almeida, V. G. de ., & Nascimento, A. A. do . (2025). Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática e Artes: Uma Abordagem Interdisciplinar de Geometria Plana . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 237–248. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/358