Interdisciplinaridade no Ensino de Matemática e Artes
Uma Abordagem Interdisciplinar de Geometria Plana
Palavras-chave:
Cubismo, BNCC, Geometria, Interdisciplinaridade, EnsinoResumo
Este trabalho propõe uma abordagem interdisciplinar entre Matemática e Arte, explorando o movimento cubista como ferramenta pedagógica no ensino da Geometria no 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise de obras de artistas como Picasso e Braque, os alunos são incentivados a reconhecer e utilizar formas geométricas como triângulos, quadrados e trapézios em composições visuais criativas. A metodologia adotada segue os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades práticas que envolvem recorte, reorganização e criação de obras autorais. Essa experiência favorece a aplicação concreta de conceitos como translação, rotação e reflexão. O projeto reforça que Arte e Matemática, mesmo sendo áreas distintas, se complementam ao estimular a criatividade, o pensamento crítico e a expressão visual. Os resultados observados indicam que a proposta contribuiu para o reconhecimento das figuras geométricas e aumentou o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico, acessível e envolvente.
DOI: 10.5281/zenodo.15549275
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