Que dança é essa? De menino ou de menina? Discutindo dança e gênero na educação
Palavras-chave:
Dança, Educação, GêneroResumo
Este artigo parte de um estudo teórico, desenvolvido no contexto de uma especialização em ensino lúdico, que teve por objetivo compreender como a dança pode contribuir para as discussões sobre gênero e corporeidade nos espaços escolares. Fundamenta-se na premissa de que a dança, nesse contexto, não deve ser rotulada apenas como uma prática coreografada, muitas vezes elaborada apenas para eventos comemorativos. Em contraponto a essa visão restrita, o texto argumenta a favor de uma concepção ampliada de dança, capaz de enriquecer o processo de aprendizagem dos(as) estudantes ao reconhecer as pluralidades corporais e desafiar as ideologias hegemônicas de poder que tendem a silenciar e controlar os corpos que destoam das normas cis heteronormativas. Nesse sentido, defende que a dança, inserida no contexto escolar, pode atuar como uma linguagem de resistência, possibilitando aos(às) estudantes a liberdade de expressão e criação de espaços para se manifestarem por meio de suas próprias corporeidades.
DOI: 10.5281/zenodo.17132783
Referências
BASTOS, Helena. Corpo sem vontade. São Paulo: ECA/USP: Cooperativa Paulista de dança, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa. Introdução à Questão das Relações de Gênero na Educação. In: Maria Eulina de Pessoa Carvalho. Consciência de gênero na escola. Universitária/URPB: João Pessoa, 2000.
FERREIRA, José Augusto Gerônimo. Narrativas sobre gêneros e corpos fora da cisheteronormatividade: uma pesquisa/viagem cartográfica (sobre)vivências trans* não bináries na universidade. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2020.
GUALBERTO, Carolina Lage. Dança. Rio de Janeiro: Hagnos Editora, 2007.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SARAIVA, Maria do Carmo. Elementos para uma Concepção do Ensino de Dança da Escola. Anais I encontro nacional de ensino de artes e educação física linguagens artísticas e práticas corporais na educação. UFRN - Natal/RN, Dez/2004.
STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 53, abril de 2001.