Que dança é essa? De menino ou de menina? Discutindo dança e gênero na educação

Autores

  • Alexandre Andrade da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marta Regina Paulo da Silva Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Palavras-chave:

Dança, Educação, Gênero

Resumo

Este artigo parte de um estudo teórico, desenvolvido no contexto de uma especialização em ensino lúdico, que teve por objetivo compreender como a dança pode contribuir para as discussões sobre gênero e corporeidade nos espaços escolares. Fundamenta-se na premissa de que a dança, nesse contexto, não deve ser rotulada apenas como uma prática coreografada, muitas vezes elaborada apenas para eventos comemorativos. Em contraponto a essa visão restrita, o texto argumenta a favor de uma concepção ampliada de dança, capaz de enriquecer o processo de aprendizagem dos(as) estudantes ao reconhecer as pluralidades corporais e desafiar as ideologias hegemônicas de poder que tendem a silenciar e controlar os corpos que destoam das normas cis heteronormativas. Nesse sentido, defende que a dança, inserida no contexto escolar, pode atuar como uma linguagem de resistência, possibilitando aos(às) estudantes a liberdade de expressão e criação de espaços para se manifestarem por meio de suas próprias corporeidades.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17132783

Biografia do Autor

Alexandre Andrade da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestrando em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Licenciatura/graduação em Artes pela Universidade Metropolitana de Santos (2015) e Licenciatura/graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2018). Especialista/Pós-graduação em Orientação Escolar, Supervisão Escolar, Gestão Escolar, Literatura Brasileira e Infantil, Contação de Histórias, Psicopedagogia, Psicanálise, Neuropsicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado. Atualmente Professor de Artes na rede municipal de São Bernardo do Campo, atuante na Educação Infantil. Ator e diretor da Companhia de teatro Pé de Ator, localizada no Litoral de São Paulo, Cia com estudos em teatro de rua e performance focada na pessoa com deficiência. Experiência na área de Artes e Educação. No campo das artes atuante nos seguimentos: teatro, contação de histórias, corpo, dança, expressão corporal e performance. Pesquisa e interesse na arte e a infância, performances da infância, corporeidade e corpo

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Graduada em Pedagogia e Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGE-USCS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação - GEPIDE (PPGE-USCS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire - GEPPF (PPGE-USCS). Atua nos seguintes temas: educação infantil, epistemologia freiriana, interculturalidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, formação docente.

Referências

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Silva, A. A. da, & Silva, M. R. P. da. (2025). Que dança é essa? De menino ou de menina? Discutindo dança e gênero na educação . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 44–54. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/359