Formação leitora

caderno pedagógico de língua portuguesa para o ensino fundamental II, anos finais

Autores

Palavras-chave:

Produto Educacional, Formação leitora, Metodologias ativas, Educação básica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento, aplicação e avaliação do caderno pedagógico “Formação Leitora: Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II, Anos Finais”, que constitui um Produto Educacional (PE) vinculado à dissertação de mestrado intitulada “A formação leitora nos anos finais da segunda fase do ensino fundamental”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica, no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O PE foi elaborado como um instrumento pedagógico de apoio para professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental II, visando potencializar as práticas de leitura e desenvolver a competência leitora dos estudantes. O material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado), incorporando metodologias ativas e inovadoras, como o Slam Goiano e a produção de podcasts literários, além de propor estratégias que favorecem a mediação crítica da leitura. Sua implementação ocorreu em uma escola pública de Goiás, sendo avaliado por três professoras participantes, que responderam a um questionário via Google Forms. As respostas destacaram a clareza, aplicabilidade e relevância do caderno para a prática docente e o engajamento dos alunos.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16907505

Biografia do Autor

Cleda Luiza de Oliveria, Intituto Federal Goiano, Campus Urutaí

Mestre em Ensino para a Educação Básica, Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. Docente da SEDUC-GO e SME – Pires do Rio, GO.

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí

Doutor em Linguística, UnB (2020), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), licenciado em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - UnU de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás e Instituto Federal Goiano, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino para Educação Básica, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: linguagem e ensino, ensino de LE, linguística aplicada e textual, estudo do léxico, toponímia e ecolinguística.

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Publicado

2025-08-19

Como Citar

Oliveria, C. L. de, & Cezar da Silva, C. (2025). Formação leitora: caderno pedagógico de língua portuguesa para o ensino fundamental II, anos finais. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 388–405. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/364