Formação leitora
caderno pedagógico de língua portuguesa para o ensino fundamental II, anos finais
Palavras-chave:
Produto Educacional, Formação leitora, Metodologias ativas, Educação básicaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do desenvolvimento, aplicação e avaliação do caderno pedagógico “Formação Leitora: Caderno Pedagógico de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II, Anos Finais”, que constitui um Produto Educacional (PE) vinculado à dissertação de mestrado intitulada “A formação leitora nos anos finais da segunda fase do ensino fundamental”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino para a Educação Básica, no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O PE foi elaborado como um instrumento pedagógico de apoio para professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental II, visando potencializar as práticas de leitura e desenvolver a competência leitora dos estudantes. O material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado), incorporando metodologias ativas e inovadoras, como o Slam Goiano e a produção de podcasts literários, além de propor estratégias que favorecem a mediação crítica da leitura. Sua implementação ocorreu em uma escola pública de Goiás, sendo avaliado por três professoras participantes, que responderam a um questionário via Google Forms. As respostas destacaram a clareza, aplicabilidade e relevância do caderno para a prática docente e o engajamento dos alunos.
DOI: 10.5281/zenodo.16907505
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