A aprendizagem significativa no contexto escolar
reflexões sobre o papel de professores e alunos
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Conhecimento prévio; Vínculos afetivos; Ambiente escolar; Prática pedagógica.Resumo
Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância da valorização dos conhecimentos prévios, dos vínculos afetivos e da adequação dos aspectos ambientais na promoção da aprendizagem significativa. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, fundamentou-se em obras clássicas e contemporâneas da área da educação, com destaque para os aportes teóricos de Ausubel, Libâneo, Freire, Alegro e Farias. Os resultados evidenciam que a aprendizagem significativa exige a atuação mediadora do professor, a valorização das experiências anteriores dos alunos, a construção de vínculos afetivos e o planejamento intencional do ambiente escolar. Conclui-se que essas dimensões são indispensáveis para a constituição de práticas pedagógicas mais humanizadas, eficazes e transformadoras.
DOI: 10.5281/zenodo.17131834
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