A aprendizagem significativa no contexto escolar

reflexões sobre o papel de professores e alunos

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Conhecimento prévio; Vínculos afetivos; Ambiente escolar; Prática pedagógica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo refletir sobre a importância da valorização dos conhecimentos prévios, dos vínculos afetivos e da adequação dos aspectos ambientais na promoção da aprendizagem significativa. A pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, fundamentou-se em obras clássicas e contemporâneas da área da educação, com destaque para os aportes teóricos de Ausubel, Libâneo, Freire, Alegro e Farias. Os resultados evidenciam que a aprendizagem significativa exige a atuação mediadora do professor, a valorização das experiências anteriores dos alunos, a construção de vínculos afetivos e o planejamento intencional do ambiente escolar. Conclui-se que essas dimensões são indispensáveis para a constituição de práticas pedagógicas mais humanizadas, eficazes e transformadoras.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17131834

Biografia do Autor

Angela Karina Martins, Universidade Comunitária de Chapecó - UNOCHAPECO

Doutoranda em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ. Especialista em Biologia Geral pela Universidade do Contestado, em Educação Especial e em Libras. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba UNIUBE (2016) e em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC (2002). Atua como professora na Rede Municipal de Santiago do Sul, Santa Catarina, e atualmente exerce o cargo de gestora das escolas municipais. Integra o NIEPED Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas.

Referências

ALEGRO, Regina Célia. Conhecimento prévio e aprendizagem significativa de conceitos históricos no Ensino Médio. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2008.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

COSTI, Marilda Aparecida Behrens. Metodologias ativas na educação presencial, a distância e híbrida. Curitiba: Intersaberes, 2007.

COSTA JÚNIOR, João Fernando et al. Um olhar pedagógico sobre a aprendizagem significativa de David Ausubel. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, 2023.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

FARIAS, Gabriela Belmont de. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da competência em informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 58-76, 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRANÇA, Renata Cristina; SOUSA, Silvana Aparecida. A importância da arquitetura escolar na promoção da aprendizagem significativa. Revista Educação e Linguagem, v. 18, n. 1, p. 45-60, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

LACY, Allen. Cores que curam. São Paulo: Cultrix, 1989.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elza Y. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. 7. ed. Lisboa: Estampa, 2007.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Martins, A. K. (2025). A aprendizagem significativa no contexto escolar: reflexões sobre o papel de professores e alunos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/368