Prevenção e manejo do comportamento suicida na perspectiva de futuros psicólogos

implicações para a formação profissional

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Comportamento suicida, Psicologia

Resumo

O suicídio constitui um grave problema de saúde pública no Brasil, representando temática de grande relevância na formação dos profissionais de saúde, especialmente no campo da Psicologia. Assim, o estudo objetivou investigar a percepção de acadêmicos sobre a abordagem do tema ao longo da graduação, buscando identificar os desafios enfrentados no processo ensino-aprendizado. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, com a participação de 114 acadêmicos de Psicologia de duas IES do sudeste do Pará. Foi utilizado questionário com três seções: perfil sociodemográfico; experiência pessoal e acadêmica; e, Questionário de Atitudes frente ao Comportamento Suicida – QuACS (BOTEGA et al., 2005). Do total, 84,2% eram do gênero feminino, 50,9% já experimentaram ideação suicida e 60,5% já perderam alguém por suicídio. Entretanto, 44,7% não souberam dizer se se sentiam seguros para atender demanda suicida. Como conclusão, observou-se que embora a maioria dos participantes reconheça a importância do tema, há necessidade de incentivar a problematização e o desenvolvimento de habilidades visando à prevenção e manejo do comportamento suicida por parte dos futuros psicólogos.  

Biografia do Autor

Gleycielle Silva Magalhães, Universidade do Estado do Pará

Psicóloga; Mestranda em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA/UEPA); Especialista em Saúde Mental - Residência (CEULP/UBRA); Pós-graduanda em Psicopatologia (Faculdade Focus); Servidora Pública com experiência em CAPS; Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências (ABPBE).

Ana Cristina Vidigal Soeiro, Universidade do Estado do Pará

Psicóloga; Doutora em Ciências Sociais/Antropologia; Professora adjunta da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA/UEPA); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde (UEPA); Membro da Sociedade Brasileira de Bioética e do Coletivo de Formadores e Apoiadores da Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS Pará.

Carlos Arthur da Silva Morais, Universidade do Estado do Pará

Graduando do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará, monitor do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI-UEPA) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Formação e Práticas em Saúde. 

Referências

ABBATE, Laura et al. Evaluating Postvention Services and the Acceptability of Models of Postvention: a systematic review. Omega - Journal Of Death And Dying, [S.L.], v. 90, n. 2, p. 865-905, 5 jul. 2022. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/00302228221112723. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11487908/. Acesso em: 25 maio 2025.

AGUIAR, Renata Aguilhera et al. Tentativa de suicídio: prevalência e fatores associados entre usuários da atenção primária à saúde. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, [S.L.], v. 71, n. 2, p. 133-140, jun. 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000379. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/TYMcyqMJzyLp4hP96pr6cLw/. Acesso em: 01 jun. 25.

ALVES, M. S. et al. O cuidado e atenção à saúde ante ao autoextermínio de pessoas LGBTQIA+ no Brasil. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 111–115, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p111-115. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18157. Acesso em: 29 abr. 2025.

AMORIM, Maria Gardenia. Atitudes e percepções de docentes e discentes de medicina diante do suicídio. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/694 Acesso em: 01 jun 2025.

AMORIM, Maria Gardenia et al. Atitudes e percepções de professores e estudantes de medicina em relação ao suicídio. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 45, n. 4, p. 1-9, jul. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210299.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/cm9rFKYmv6PzqYYhFCKMs7k/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 jan. 2024.

ANDRADE, Maria Betânia Tinti de et al. Atitudes de universitários da área da saúde relacionadas ao comportamento suicida. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 1-13, 5 maio 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14804. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14804. Acesso em: 13 ago. 2023.

ANDREOTTI, Ezequiel T. et al. Instruments to assess suicide risk: a systematic review. Trends Psychiatry Psychotherapy, v. 42, p. 276-281, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32997043/ . Acesso em: 20 maio 2023.

BARBOSA, Brenda de Araújo et al. Perfil Epidemiológico e Psicossocial do suicídio no Brasil. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 1-8, 8 maio 2021. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15097. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15097. Acesso em: 01 jun. 2025.

BENTLEY, Kate H. et al. Practices for monitoring and responding to incoming data on self-injurious thoughts and behaviors in intensive longitudinal studies: A systematic review. Clinical Psychology Review, v. 90, s/p., 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34763126/ . Acesso em: 20 maio 2023.

BERNERT, Rebecca A. et al. Artificial Intelligence and Suicide Prevention: A Systematic Review of Machine Learning Investigations. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 16, pág. 5929, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/16/5929 . Acesso em: 20 maio 2023.

BOTEGA, Neury José. Crise suicida: avaliação e manejo. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2023. E-pub. Disponível em: https://viewer.bibliotecaa.binpar.com/viewer/9786558820826/creditos.xhtml . Acesso em: 21 maio 2023.

BOTEGA, Neury José et al. Nursing personnel attitudes towards suicide: the development of a measure scale. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.L.], v. 27, n. 4, p. 315-318, dez. 2005. EDITORA SCIENTIFIC. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462005000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/BQT8c4Cm8mbFPwdKTXB9Gsc/?lang=en#. Acesso em: 13 ago. 2023.

BRASIL. Código penal: Decreto-lei no 2.848/1940. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 138 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529748/codigo_penal_1ed.pdf . Acesso em: 30 jul 2023.

BRASIL. LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018b. Disponível em: https://planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm . Acesso em: 05 mar 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº1, DE 11 DE OUTUBRO DE 2023. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=252621-rces001-23&category_slug=outubro-2023-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 22 jan 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 15 DE MARÇO DE 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia (...). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN52011.pdf . Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/ext10uf.def . Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico 33. Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil. Secretaria de Vigilância Sanitária, v.52, p. 1- 10, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf . Acesso em: 20 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Boletim Epidemiológico: panorama dos suicídios e lesões autoprovocadas no brasil de 2010 a 2021. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. 18 p. Volume 55. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2024/boletim-epidemiologico-volume-55-no-04.pdf. Acesso em: 25 maio 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS): Anexo I da Portaria de Consolidação nº 2, de 28 de setembro de 2017, que consolida as normas sobre as políticas nacionais de saúde do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2018a. 40 p., il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf . Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL. Resolução nº 466, DE 12 de dezembro 2012. Brasília-DF, Brasil: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf . Acesso em: 13 Ago 2023.

BRASIL. Resolução nº 510 de 7 de abril de 2016. Brasília-DF: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf . Acesso em: 13 Ago 2023.

CESA, Amanda Aparecida et al. TENTATIVA DE SUICÍDIO NA POPULAÇÃO INFANTIL: o que fazer?. Revista Destaques Acadêmicos, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 322-331, 28 out. 2024. Editora Univates. http://dx.doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v16i3a2024.3861. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3861. Acesso em: 01 jun. 2025.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Quem faz a psicologia brasileira?: um olhar para o presente para construir o futuro. Volume I: formação e inserção no mundo do trabalho. 1ª Ed. Brasília: CFP. 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/12/Censo_psicologia_Vol1_WEB.pdf Acesso em: 01 Jun 2025.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) – ed. rev. – Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-no-centro-de-atencao-psicossocial-caps/ . Acesso em: 20 maio 2023.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). RESOLUÇÃO Nº10, DE 21 DE JULHO DE 2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2022/06/WEB_29535_Codigo_de_etica_da_profissao_14.04-1.pdf . Acesso em: 21 maio 2023.

DIETRE, Bianca et al. O papel da comunidade e dos profissionais da saúde na prevenção do suicídio. Revista Perspectiva, [S. l.], v. 48, n. 181, p. 19–28, 2024. DOI: 10.31512/persp.v48.n181.2024.366.p.19-28. Disponível em: http://ojs.uricer.edu.br/ojs/index.php/perspectiva/article/view/366. Acesso em: 29 abr. 2025.

DOMARADZKI, Jan et al. The Werther Effect, the Papageno Effect or No Effect?: a literature review. International Journal Of Environmental Research And Public Health, [S.L.], v. 18, n. 5, p. 1-20, 1 mar. 2021. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph18052396. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/5/2396. Acesso em: 18 jun. 2023.

DUARTE, Juliana Calabresi Voss et al. Considerações acerca do suicídio no periodo medieval sob a lente da história da educação. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 15783-15793, 2022. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=considera%C3%A7%C3%B5es+acerca+do+suic%C3%ADdio+no+periodo+medieval&btnG= . Acesso em: 18 jun 2023.

E SÁ, I. C. N. et al. Abordagem do suicídio na formação médica. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 16, n. 2 Edição Especial, 2024. DOI: 10.55905/cuadv16n2-ed.esp.309. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/2950. Acesso em: 29 abr. 2025.

FARIA, Jesiele Spindler et al. Atitudes dos profissionais de saúde frente a comportamento suicida: estudo de intervenção. Revista de Saúde Pública, [S.L.], v. 56, n. 54, p. 1-13, 13 jun. 2022. Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003320. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/G5JBfwTwyhTsfqc4ZVC8pPG/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 21 jan. 2024.

FAWCETT, Emma et al. Hospital presenting suicidal ideation: A systematic review. Clinical Psychology & Psychotherapy, v. 29, n. 5, pág. 1530-1541, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/cpp.2761 . Acesso em: 20 maio 2023.

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de et al. Prevenção do Suicídio: esquecimento do ser e era da técnica. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 43, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/b38rswZL8Ym8dzYggv7RNht/#. Acesso em: 21 mar. 2024.

FERREIRA, Geovana da Silva et al. Possibilidades de abordagem do tema do suicídio na Estratégia Saúde da Família. Physis: Revista de Saúde Coletiva, [S.L.], v. 29, n. 4, p. 1-20, jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/LMbR6VVBDHVXzn3yBYXZkSy/#. Acesso em: 21 mar. 2024.

FREITAS, P. H. B. de et al. Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes da saúde e impacto na qualidade de vida. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 31, p. e3884, 17 abr. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/kSvsSfZmj8cHwXG38BJp8Zv/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 01 jun 2025.

GHASEMI, Parvin et al. Measurement Scales of Suicidal Ideation and Attitudes: a systematic review article. Health Promotion Perspectives, [S.L.], v. 5, n. 3, p. 156-168, 25 out. 2015. Maad Rayan Publishing Company. http://dx.doi.org/10.15171/hpp.2015.019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4667258/. Acesso em: 13 ago. 2023.

GOMES, S. L. et al. Desafios da equipe de enfermagem frente a prevenção ao suicídio na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, n. 14, p. e14991, 2024. https://doi.org/10.55892/jrg.v7i14.991 Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/991 Acesso em: 01 jun 2025.

HAWLEY, Lance L et al. Is the narrative the message?: the relationship between suicide-related narratives in media reports and subsequent suicides. Australian & New Zealand Journal Of Psychiatry, [S.L.], v. 57, n. 5, p. 758-766, 23 ago. 2022. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/00048674221117072. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10126449/#abstract-1title. Acesso em: 18 jun. 2023.

HOFMANN, Laura et al. Perceived Effectiveness of Components of Interventions to Support People Bereaved By Suicide. Crisis, [S.L.], v. 46, n. 2, p. 106-120, 13 nov. 2024. Hogrefe Publishing Group. http://dx.doi.org/10.1027/0227-5910/a000978. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39534922/. Acesso em: 25 maio 2025.

HOLANDA, Letícia Fernanda Magalhães de et al. Ideação suicida entre estudantes universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Dspace: Repositório Institucional do IFPE, Recife, v. 0, n. 0, p. 1-24, 03 out. 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1418. Acesso em: 01 jun. 2025.

JACÓ-VILELA, Ana Maria. A Psicologia no Brasil: formação e institucionalização. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 44, n. 1, p. 1-10, 2024. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703003287307. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XmdwcMFLTjHZzNL3KG7pC9D/ Acesso em: 01 jun 2025.

LANGE, Shannon et al. Contextual factors associated with country-level suicide mortality in the Americas, 2000–2019: a cross-sectional ecological study. The Lancet Regional Health–Americas, v. 20, 2023. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(23)00024-8/fulltext . Acesso em: 21 maio 2023.

LÔBO, Ítalo Martins et al. METODOLOGIA ATIVA: aprendizagem baseada em problemas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 116-124, 2 maio 2024. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.13820. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13820. Acesso em: 25 maio 2025.

MAGALHÃES, Mauro. et al. Eu quero ajudar as pessoas: a escolha vocacional da psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 10-27, jun. 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932001000200003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/8Tbfmt44FFKPgZbvtSqtv4t/ Acesso em: 01 jun 2025.

MANN, J. John et al. Improving Suicide Prevention Through Evidence-Based Strategies: A Systematic Review. American Journal of Psychiatry, v. 178, n. 7, pág. 611-624, 2021. Disponível em: https://ajp.psychiatryonline.org/doi/full/10.1176/appi.ajp.2020.20060864 . Acesso em: 20 maio 2023.

MEHLUM, Lars et al. Euthanasia and assisted suicide in patients with personality disorders: a review of current practice and challenges. Borderline Personality Disorder And Emotion Dysregulation, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 1-7, 30 jul. 2020. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s40479-020-00131-9. Disponível em: https://bpded.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40479-020-00131-9. Acesso em: 18 jun. 2023.

MICHELS, Lais Ferreira Rhinow et al. Explorando Abordagens Terapêuticas Baseadas em Evidências para a Prevenção do Suicídio. Brazilian Journal Of Implantology And Health Sciences, [S.L.], v. 6, n. 3, p. 1027-1040, 12 mar. 2024. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p1027-1040. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1650. Acesso em: 01 jun. 2025.

MORAES, Sabrina Marques et al. Atitudes relacionadas ao suicídio entre graduandos de enfermagem e fatores associados. Acta Paulista de Enfermagem, [S.L.], v. 29, n. 6, p. 643-649, dez. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201600090. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/w78bLKT8FBh6mmKtWYLF3zd/?lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2023.

MOSPAN, Cortney M. et al. As atitudes dos estudantes farmacêuticos em relação ao suicídio e o papel percebido dos farmacêuticos comunitários na avaliação da ideação suicida. Revista americana de educação farmacêutica, v. 84, n. 5 de 2020. Disponível em: https://www.ajpe.org/content/84/5/7588.abstract . Acesso em: 06 ago 2023.

NUNES, Emerson Arcoverde et al. Atitudes de Estudantes de Medicina diante do Comportamento Suicida e Fatores Associados. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 44, n. 4, p. 1-8, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/mcxZTjXSpRHxxKfkCm8krck/?lang=pt#. Acesso em: 13 ago. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da mídia. 2000. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/67604/WHO_MNH_MBD_00.2_por.pdf;jsessionid=58AF925B65D2505FBF8B3E3F7D7A76D3?sequence=7 . Acesso em: 18 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Suicídio. 2025. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/suicide. Acesso em: 18 maio 2025.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Suicídio no mundo em 2019: estimativas globais de saúde. Genebra: OMS, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240026643. Acesso em: 20 maio 2023.

PINHEIRO, Marcella Ciotti et al. SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: demandas e desafios. Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar - Issn 2675-6218, [S.L.], v. 5, n. 11, p. 1-7, 7 nov. 2024. Editora RECIMA21 LTDA. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5865. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5865. Acesso em: 01 jun. 25.

RONCAGLIO, Sônia Maria. A relação professor-aluno na educação superior: a influência da gestão educacional. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 100-111, jun. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932004000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ygCGmbsHsYf3g9Ffr7JRt6p/?lang=pt&format=html. Acesso em: 25 maio 25.

SERRANO, Carlos Campillo et al. Prevención del suicídio y la conducta suicida. Gaceta Médica de México. México. v.157, n.5, p.564-569, 2021. Disponível em: https://www.gacetamedicademexico.com/frame_esp.php?id=640 . Acesso em: 21 maio 2023.

SILVA, Liliane de Lourdes Teixeira. Atitudes e percepções de estudantes e professores de enfermagem frente ao suicídio de adolescentes. 2014. 131 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9VZJ4H Acesso em: 01 jun 2026.

SOEIRO, Ana Cristina Vidigal et al. Abordagem do suicídio na educação médica: analisando o tema na perspectiva dos acadêmicos de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/KRgG3bmyWpcxZD8Sdqrx8CS/?lang=pt . Acesso em: 06 ago 2023.

SOEIRO, Ana Cristina Vidigal et al. Prevención y manejo del suicidio: la perspectiva de los futuros médicos. Revista Bioética, v. 30, p. 863-869, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/KHPrgbpgXGT6kXgd8Lg8Zcr/?lang=es . Acesso em: 06 ago 2023.

SUNDE, R. M. et al. Fatores de risco associados ao suicídio em universitários: uma revisão de escopo. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 22, n. 2, p. 832-852, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=451873982020.

VILAGRA, Sandra Maria Barroso Werneck et al. Percepção de preceptores do internato sobre a influência de modelos na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 46, n. 2, p. 1-8, 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v46.2-20210273. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/tBt59SngYYFvDkMPVS6cMqv/#:~:text=A%20modelagem%20de%20pap%C3%A9is%2C%20quando,influ%C3%AAncia%20na%20forma%C3%A7%C3%A3o%20dos%20alunos. Acesso em: 25 maio 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-03

Como Citar

Magalhães, G. S., Soeiro, A. C. V., & Morais, C. A. da S. (2025). Prevenção e manejo do comportamento suicida na perspectiva de futuros psicólogos: implicações para a formação profissional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 524–543. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/371