Impacto das políticas de inclusão educacional para estudantes com TEA no semiárido nordestino
desafios e perspectivas, uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Educação Inclusiva., Formação Docente., Políticas Públicas., Semiárido nordestino., Transtorno do Espectro Autista.Resumo
Este artigo analisa o impacto das políticas de inclusão educacional para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental do semiárido nordestino. A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios enfrentados na implementação dessas políticas, considerando as limitações estruturais e pedagógicas da região. A metodologia adotada consiste em uma revisão de escopo, baseada em diretrizes metodológicas como o PRISMA-ScR, utilizando bases de dados reconhecidas, como SciELO e CAPES. Os resultados discutem barreiras pedagógicas, infraestruturais e a formação docente, além de apontar práticas e estratégias eficazes para a inclusão. Conclui-se que, apesar dos avanços, há desafios a serem superados para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva.
DOI: 10.5281/zenodo.17131963
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