Desenvolvimento e Validação de Produto Educacional: Ensino da vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem
Palavras-chave:
Infecção Hospitalar, Ensino em Saúde, Produto Tecnológico educacional, Gestão em Saúde, EnfermagemResumo
O ensino da Enfermagem passou por mudanças e surgiram debates acerca do perfil de competências que os enfermeiros deveriam assumir, para alcançar o perfil de competências desejado, faz-se necessário o uso de metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Objetivo: Desenvolver e validar uma mídia educacional para ensino sobre vigilância epidemiológica de infecção em sítio cirúrgico para docentes de Enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa inclinada para o desenvolvimento de um produto tecnológico educacional, possuindo um caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados obtidos. Resultado: A avaliação da mídia educacional, realizada com base nos critérios estabelecidos para a análise de validade de conteúdo, resultou em um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96, o que indica um grau de excelência. De forma geral, os resultados da avaliação apontam que o material apresenta elevada validade de conteúdo. Conclusão: Ao longo desta pesquisa, buscou-se evidenciar não apenas a viabilidade, mas também os múltiplos benefícios do uso de mídias educacionais no ensino da vigilância epidemiológica das infecções de sítio cirúrgico.
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