Desenvolvimento e Validação de Produto Educacional: Ensino da vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem

Autores

Palavras-chave:

Infecção Hospitalar, Ensino em Saúde, Produto Tecnológico educacional, Gestão em Saúde, Enfermagem

Resumo

O ensino da Enfermagem passou por mudanças e surgiram debates acerca do perfil de competências que os enfermeiros deveriam assumir, para alcançar o perfil de competências desejado, faz-se necessário o uso de metodologias de ensino-aprendizagem que possibilitem a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Objetivo: Desenvolver e validar uma mídia educacional para ensino sobre vigilância epidemiológica de infecção em sítio cirúrgico para docentes de Enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa inclinada para o desenvolvimento de um produto tecnológico educacional, possuindo um caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa para análise dos dados obtidos. Resultado: A avaliação da mídia educacional, realizada com base nos critérios estabelecidos para a análise de validade de conteúdo, resultou em um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,96, o que indica um grau de excelência. De forma geral, os resultados da avaliação apontam que o material apresenta elevada validade de conteúdo. Conclusão:  Ao longo desta pesquisa, buscou-se evidenciar não apenas a viabilidade, mas também os múltiplos benefícios do uso de mídias educacionais no ensino da vigilância epidemiológica das infecções de sítio cirúrgico.

Biografia do Autor

Évila Ellen Matias, Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA

Possui graduação em ENFERMAGEM pela FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS (2018). Possui pós graduação em Hematologia e Hemoterapia de suporte. Em 2019 inciou sua carreira como enfermeira assistencial no Centro Especializado em Tratamento de Feridas - CETF, realizando tratamento de feridas cronicas e agudas, tratamento de pé diabético, ulceras venosas e queimaduras. Em 2020 trabalhou com enfermeira assistencial em uma UPA 24H na prestação de serviços de enfermagem ao paciente em pronto atendimento. Em 2020-2021 como enfermeira coordenadora na clínica Imune Medicina e Imunização. Atualmente atua como enfermeira assistencial no Hospital Yutaka Takeda e docente da Faculdade Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia.

Ivete Furtado Ribeiro Caldas , Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialista em Fisioterapia Respiratória Pediatria e Neonatal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva em Neonatologia e Pediatria pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO); Mestrado em Pesquisa e Teoria do Comportamento e Doutorado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora da Universidade do Estado do Pará - Campus XVIII - Cametá e Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LADIN) (Resolução 3729/21 CONSUN/UEPA e cadastrado na Plataforma Nacional de infraestrutura de Pesquisa (MCTI - PNIPE). Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT 2) pelo CNPQ. Atualmente é professora Adjunto II da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Docente permanente do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu Mestrado Profissional Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) CCBS/UEPA. Membro titular da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da 13 Regional SESPA. Atua principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: .Desenvolvimento cerebral, processo de aprendizagem, tecnologias educacionais e inclusiva e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde 

Mariana de Araujo Rocha, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016).Especialização Lato Sensu em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2019).Especialista em Estética Avançada (2023).Atualmente Mestranda em Ensino em Saude na Amazônia - UEPA. 

Jaciane de Souza Nascimento, Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA

Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel (2020). Pós graduada em Enfermagem do Trabalho e Gestão em Segurança do Trabalho (2022). Atualmente é Preceptora de Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Básica na UBS VS-10 no Município de Parauapebas Pará pela Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. 

Leonardo Gomes de Sousa, Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - FADESA

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (2019). Mestrando em Cirurgia e Pesquisa Experimental pela UEPA-CCBS Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Venda Nova do Imigrante ( FAVENI-2023). Pós-graduando em Infectologia e Saude Ocupacional pela ( UNIMINAS). Atualmente, Docente de Nível superior da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ( FADESA). Atuação na coordenação do Programa Saúde na Escola ( PSE). Saúde do Trabalhador e Educação Permanente em Saúde na Prefeitura Municipal de Mocajuba( 2024). Docente de nível superior e Preceptor de Estágio Supervisionado no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI- 2022). Docente do curso Técnico em Enfermagem da Escola Educacional Profissionalizante (MEST-2019-2024). Colaborador/palestrante no Conselho Regional de Enfermagem ( COREN-PA-2024). 

Mayara Soares Honório , Hospital Geral de Parauapebas

Graduada em Enfermagem pela Faculdade do Bico do Papagaio (2012), Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Patrocínio (2017) , Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela faculdade FAVENI (2021) , Pós- graduada em Enfermagem Nefrologia pela faculdade FAVENI (2022) , MBA em Auditoria Hospitalar pela faculdade UNOPAR (2021) , MBA executivo em gestão da qualidade em saúde e acreditação hospitalar pela faculdade UNIVITÓRIA (2023).Foi coordenadora de enfermagem do Hospital Geral de Tailândia (2018-2021), foi auditora de contas médicas do Hospital Yutaka Takeda (2021), idealizadora do Projeto Rosas de Saga (2023), idealizadora do Projeto de Musicoterapia- Eu Sou a Resposta (2023), CEO da MH Consultoria (2022- continuo), professora universitária no curso de bacharel em enfermagem junto a Faculdade Integrada Norte do Paraná (2022- atual), enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Geral de Parauapebas (2023- atual). 

Referências

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Matias, Évila E., Caldas , I. F. R., Rocha, M. de A., Nascimento, J. de S., Sousa, L. G. de, & Honório , M. S. (2025). Desenvolvimento e Validação de Produto Educacional: Ensino da vigilância Epidemiológica de Infecção de Sítio Cirúrgico na Graduação em Enfermagem. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 28–43. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/378