Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas

Experiências e Impactos em Sala de Aula

Autores

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas, Residência Pedagógica, Ferramentas pedagógicas, Educação Matemática, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

Este artigo investiga a integração de atividades lúdicas no ensino da matemática, reconhecida como uma estratégia pedagógica eficaz para tornar a aprendizagem mais envolvente e prazerosa. Analisa-se como essa metodologia, aplicada no contexto do Programa de Residência Pedagógica, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades matemáticas, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade em estudantes de diferentes níveis. A utilização de jogos diversos, incluindo digitais, como ferramentas pedagógicas, transforma-os em materiais manipuláveis e desafiadores, estimulando a aprendizagem de forma dinâmica. Essas práticas incentivam a colaboração entre os alunos e refletem uma abordagem contemporânea que valoriza a aplicação prática dos conceitos matemáticos. Além disso, as atividades podem ser adaptadas às necessidades individuais, tornando o processo mais inclusivo e personalizado. O uso do lúdico contribui para tornar a matemática mais acessível e atrativa, combatendo percepções negativas comumente associadas à disciplina. Ao promover engajamento, criatividade e cooperação, essas práticas ajudam na construção de uma base sólida de conhecimentos matemáticos ao longo da vida escolar. Destaca-se, assim, a importância de uma abordagem inovadora e dinâmica no ensino da matemática, visando preparar os estudantes para os desafios do mundo atual.

Biografia do Autor

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Nascimento, A. A. do, Santos, W. P. dos, Oliveira, A. da S., & Silva, A. C. O. da . (2025). Aprendizagem Matemática por Meio de Atividades Lúdicas: Experiências e Impactos em Sala de Aula. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 141–155. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/379