Imersões Isométricas Mínimas de S^3(a) em S^N(1). Tese (Doutorado)

[in memoriam]

Autores

  • Edmilson de Vasconcelos Pontes Universidade Federal de Alagoas

Biografia do Autor

Edmilson de Vasconcelos Pontes, Universidade Federal de Alagoas

Edmilson de Vasconcelos Pontes nasceu em Maceió, no dia 17 de junho de 1931, filho do artesão Antônio de Albuquerque Pontes e Regina de Vasconcelos Pontes. Curiosamente, no momento de seu nascimento, um balão de São João caiu sobre o telhado da casa de seus pais. Casou-se com Elia Araujo Silva Pontes, com quem teve três filhos: Edel Alexandre, Edel Guilherme e Edel Henrique. O nome dos filhos – EDEL – é uma junção de "EDmilson" e "ELia", como uma homenagem aos pais.

Edmilson Pontes formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Pernambuco, obteve o título de Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e se doutorou em Geometria Diferencial pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA/CNPq). Foi Professor Emérito da Universidade Federal de Alagoas, além de ter ocupado cargos importantes como Professor Catedrático de Matemática na Escola Estadual de Alagoas, Professor do Centro Universitário CESMAC e Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Após conquistar seu doutorado, especializou-se em Informática Educativa, desenvolvendo diversos projetos e trabalhos de relevância.

Ao longo de sua carreira, Edmilson escreveu centenas de artigos acadêmicos e jornalísticos, abordando temas como matemática, tecnologia educacional, informática educativa, ciência e tecnologia. Algumas de suas publicações mais importantes incluem: Isometric Minimal Immersions of Sn, Hiperplan: Um Ambiente de Aprendizagem Baseado em Hipertextos e Planos, Tec. Esp: Uma Relação Prazerosa Criança-Máquina, Tec. Baby: Uma Ferramenta de Introdução ao Logo, Influência da Abordagem Construcionista Logo Frente a Treinamento para Olimpíadas de Matemática, Multiconexões: Uma Nova Forma de Aquisição de Informação e Estudo, Uma Relação Prazerosa da Criança com o Computador, Papel da Ciência e da Tecnologia no Mundo Contemporâneo e as Alternativas Futuras para o Brasil e Ambiente Amigável de Acesso ao Logo para Crianças na Fase Pré-Operatória, entre outros.

Edmilson também assumiu diversas funções públicas de grande relevância, entre elas: Secretário de Educação e Cultura de Alagoas, Diretor do Teatro Deodoro de Maceió, Diretor do Colégio Estadual Moreira e Silva de Maceió, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, Diretor do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alagoas, Chefe do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador da Usina de Ciência da Universidade Federal de Alagoas, Presidente do Conselho de Conservação do Patrimônio Histórico de Alagoas e Coordenador Regional das Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática.

Conhecido como "caçador de talentos", Edmilson incentivava e orientava seus alunos para o estudo da Matemática, tendo orientado vários deles até o doutorado. Além de sua paixão pela matemática, Edmilson também era fã de música, tocando piano, e de enigmas e charadas. No meio charadístico luso-brasileiro, era conhecido pelo pseudônimo "Ed Vep", sendo admirado por criar enigmas tão desafiadores que charadistas de Brasil e Portugal passavam meses tentando solucioná-los.

Edmilson faleceu em 25 de novembro de 1995, na cidade de Maceió, deixando um legado profundo nos mais diversos setores da sociedade. Em reconhecimento aos seus serviços, o Liceu Alagoano passou a se chamar Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, por meio do Decreto Estadual de Alagoas Nº 810/2002, em 22 de agosto de 2002. Em 2010, o Lions Club Internacional o homenageou ao criar o Lions Clube de Maceió Companheiro Edmilson de Vasconcelos Pontes, reconhecendo sua trajetória como companheiro Leão. Em 2024, a Prefeitura de Rio Largo inaugurou o CAPS II Edmilson de Vasconcelos Pontes, consolidando o reconhecimento de seu trabalho em prol da educação e da comunidade, perpetuando seu nome e legado.

Downloads

Publicado

2025-06-17

Como Citar

Pontes, E. de V. . (2025). Imersões Isométricas Mínimas de S^3(a) em S^N(1). Tese (Doutorado) : [in memoriam]. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/382

Edição

Seção

Homenagem ao Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes