Experimentação e Descoberta

Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Aprendizado Ativo no Laboratório de Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado ativo, Ensino de Matemática, Laboratório de Matemática, Metodologias Ativas, Experimentação

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do projeto “Experimentação e Descoberta: Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Aprendizado Ativo no Laboratório de Ensino de Matemática”, realizado no IFAL – Campus Maceió. A iniciativa teve como objetivo tornar o ensino da matemática mais dinâmico e acessível por meio de atividades experimentais envolvendo a Faixa de Möbius, as Agulhas de Buffon e o Teorema de Pick. O projeto foi fundamentado nas metodologias ativas de aprendizagem e na utilização do laboratório como espaço de mediação pedagógica. A metodologia incluiu pesquisa histórica dos temas abordados, testes práticos, construção de materiais manipulativos e aplicação das atividades com alunos do Ensino Médio e da Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas. Os resultados evidenciam um aumento no interesse dos alunos e um alto nível de satisfação com as atividades (76% consideraram-nas “Muito Satisfatórias”). O projeto também contribuiu para a construção de materiais didáticos de baixo custo e maior contextualização da teoria matemática. Contudo, destacou-se a necessidade de adaptação das propostas a diferentes níveis de conhecimento e melhorias na infraestrutura do laboratório. Conclui-se que a experimentação é uma estratégia eficaz para promover o aprendizado ativo em matemática.

 

DOI: 10.5281/zenodo.16740123

Biografia do Autor

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

Manoel Joaquim da Silva Júnior, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA . Atualmente é professor do IFAL - Professor do ensino médio e superior e da Escola estadual princesa Isabel . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática financeira.

Sara Jamily Firmino da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atuou como monitora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-IFAL) por três meses. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas edições 2022/2023 (5 meses) e 2024/2026. Colaborou no projeto de ensino "Experimentação e Descoberta" (Laboratório de Matemática). Atualmente, é estagiária na Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC/AL).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Nascimento, A. A. do ., Júnior, M. J. da S. ., & Silva, S. J. F. da. (2025). Experimentação e Descoberta: Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Aprendizado Ativo no Laboratório de Ensino de Matemática. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 193–204. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/385