Experimentação e Descoberta
Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Aprendizado Ativo no Laboratório de Ensino de Matemática
Palavras-chave:
Aprendizado ativo, Ensino de Matemática, Laboratório de Matemática, Metodologias Ativas, ExperimentaçãoResumo
Este artigo apresenta a experiência do projeto “Experimentação e Descoberta: Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Aprendizado Ativo no Laboratório de Ensino de Matemática”, realizado no IFAL – Campus Maceió. A iniciativa teve como objetivo tornar o ensino da matemática mais dinâmico e acessível por meio de atividades experimentais envolvendo a Faixa de Möbius, as Agulhas de Buffon e o Teorema de Pick. O projeto foi fundamentado nas metodologias ativas de aprendizagem e na utilização do laboratório como espaço de mediação pedagógica. A metodologia incluiu pesquisa histórica dos temas abordados, testes práticos, construção de materiais manipulativos e aplicação das atividades com alunos do Ensino Médio e da Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas. Os resultados evidenciam um aumento no interesse dos alunos e um alto nível de satisfação com as atividades (76% consideraram-nas “Muito Satisfatórias”). O projeto também contribuiu para a construção de materiais didáticos de baixo custo e maior contextualização da teoria matemática. Contudo, destacou-se a necessidade de adaptação das propostas a diferentes níveis de conhecimento e melhorias na infraestrutura do laboratório. Conclui-se que a experimentação é uma estratégia eficaz para promover o aprendizado ativo em matemática.
DOI: 10.5281/zenodo.16740123
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