Educação Física Escolar
Proposta Curricular e Estruturação de Conteúdos para o Ensino Fundamental – Anos Finais da Educação Básica
Palavras-chave:
Educação Física escolar, Currículo, BNCC, Ensino Fundamental, InclusãoResumo
A Educação Física escolar nos anos finais do ensino fundamental desempenha papel fundamental na formação integral dos estudantes, por meio da valorização da cultura corporal e do desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, afetivas e sociais. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, os principais aspectos relacionados à proposta curricular e à estruturação de conteúdos da Educação Física, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram selecionados oito artigos científicos, publicados entre 2017 e 2022, disponíveis em bases como SciELO, Google Acadêmico e portais institucionais. Os resultados indicam que, embora a BNCC proponha um currículo ampliado, plural e inclusivo, sua implementação encontra desafios como a persistência de práticas esportivistas, a ausência de formação docente adequada, a carência de recursos e a dificuldade na avaliação formativa. Destacam-se, ainda, abordagens pedagógicas que promovem o protagonismo estudantil, a valorização da diversidade e o respeito às diferentes expressões corporais. Conclui-se que a efetivação de uma proposta curricular coerente com os princípios da BNCC exige o fortalecimento das políticas de formação continuada, o planejamento coletivo e o compromisso institucional com práticas pedagógicas democráticas, críticas e inclusivas.
DOI: 10.5281/zenodo.15832773
Referências
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