Educação inclusiva no norte do Brasil

entre a teoria da BNCC e a realidade escolar

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Angela Delma Maciel dos Santos Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Anaci de Amorim Machado Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Catia Milrea dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Denise Cristiane Guimarães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Soraia de Sousa Araújo Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Josenei Sousa Moreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, BNCC, Amazônia, Formação Docente, Diversidade

Resumo

O presente artigo analisa os desafios e as possibilidades da educação inclusiva no Norte do Brasil, com ênfase na articulação entre os pressupostos teóricos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade concreta das escolas da região. Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico, que reúne contribuições de diversos teóricos nacionais e internacionais para compreender como as diretrizes inclusivas da BNCC se materializam no cotidiano pedagógico em contextos marcados por desigualdades sociais, barreiras geográficas e diversidade cultural. A análise de dados e referenciais teóricos evidencia que a efetivação da inclusão exige não apenas reformas estruturais, mas, sobretudo, mudanças nas práticas pedagógicas, na formação docente e na gestão democrática das escolas. A pesquisa aponta para a necessidade de uma abordagem curricular flexível e contextualizada, que considere as especificidades socioculturais da Amazônia Legal. Além disso, destaca a importância da escuta ativa dos sujeitos envolvidos no processo educativo e da valorização dos saberes locais como estratégia para ampliar a participação e a aprendizagem de todos os estudantes. Conclui-se que, para além do cumprimento normativo da BNCC, a inclusão escolar no Norte do país demanda compromisso ético, investimento contínuo na formação de professores e articulação entre políticas públicas e demandas comunitárias. O artigo contribui, assim, para o debate sobre o papel da escola como promotora de equidade e justiça social em territórios periféricos.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15835946

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Pinto, J. C. ., Silva, A. D. M. dos S. ., Machado, A. de A. ., Santos, C. M. dos ., Guimarães, D. C. ., Santos, M. S. de S. A. ., & Moreira, J. S. . (2025). Educação inclusiva no norte do Brasil: entre a teoria da BNCC e a realidade escolar. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 12, 20–29. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/393