Educação Emocional como Estratégia Pedagógica
Impactos Cognitivos e Sociais nos Anos Iniciais em uma Escola da Rede Estadual do Amazonas
Palavras-chave:
Educação Emocional, Anos Iniciais, Ensino Fundamental, desenvolvimento cognitivo, saúde emocionalResumo
Este estudo analisa a relevância da Educação Emocional para professores e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual de Manaus-AM. Considerando os desafios sociais, emocionais e familiares enfrentados pelos alunos, o trabalho busca compreender a percepção dos docentes sobre a Educação Emocional, sua importância no processo de ensino-aprendizagem e as ações da escola para lidar com problemas emocionais. Os resultados indicam que os professores reconhecem o papel fundamental da Educação Emocional para o desenvolvimento integral dos estudantes, embora haja ausência de ações sistematizadas na escola. Ressalta-se a necessidade de formação docente e envolvimento da família para a promoção do bem-estar emocional e sucesso acadêmico. Conclui-se que a Educação Emocional é essencial para preparar crianças para os desafios do século XXI, contribuindo para a formação de indivíduos mais empáticos, autônomos e socialmente conscientes.
DOI: 10.5281/zenodo.15837264
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