Perspectiva Pedagógica da Educação Inclusiva

concepções sobre a escolarização da pessoa surda

Autores

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Pessoa surda, Escola, Concepções

Resumo

O presente artigo apresenta as concepções de professoras do ensino fundamental sobre a perspectiva pedagógica da educação inclusiva, bem como as práticas de ensino que se identificam na escolarização de estudantes surdos. A metodologia tem abordagem qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso. Participaram seis professoras do ensino fundamental que atuavam, direta ou indiretamente, com estudantes surdos. O instrumento de coleta foi a entrevista semiestruturada e, para análise, a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados acerca da educação inclusiva indicam que: algumas docentes se baseiam no reconhecimento das diferenças, em contraste com outras que parecem valorizar os princípios de homogeneidade escolar e outras que estão mais vinculadas a perspectiva pedagógica da educação inclusiva sustentada neste estudo. Sobre as práticas de ensino, a maioria das concepções adotam como estratégias, as atividades diferenciadas, que podem estigmatizar os estudantes. Portanto, se conclui que as concepções das docentes se distanciam da perspectiva da educação inclusiva, uma vez que, há pouco reconhecimento da cultura e da valorização das diferenças nas práticas de ensino. Enfim, não promovem uma condição de equidade aos estudantes surdos às suas singularidades linguísticas e as suas potencialidades à aprendizagem na escola.

 

DOI: 10.5281/zenodo.17358902

Biografia do Autor

Elisângela Franco, Instituto Federal de Rondônia, IFRO

Doutora em Ciências da Educação (UNLP-FaHCE/AR). Mestra em Teologia com
ênfase em Educação e Religião (EST/RS). Pós-graduada em Metodologia do Ensino
Superior em Língua Portuguesa (FIAR/RO) e Educação Empreendedora (PUC-Rio).
Capacitação em Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos
(UFMG/MG). Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa em
Educação, Filosofia, Tecnologias (GET/ IFRO). Orientadora Educacional no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). 

María Alejandra Domínguez, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA)

Doctora en Ciencias de la Educación (UNLP-FaHCE/AR). Licenciada en Educación
Matemática. Prof. de Matemática y Física (UNCPBA). Investigadora Adjunta en
CONICET. Docente e investigadora de UNCPBA, Cs. Exactas, Depto. de Formación
Docente, ECienTec. Prof. Prof. Adjunta en Didáctica de la Física y materias. Categoría
III en el Programa de Incentivos. Directora de tesis de doctorado en Ciencias de la
Educación (UNLP- FaHCE). 

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Publicado

2025-10-15

Como Citar

Franco, E., & Domínguez, M. A. (2025). Perspectiva Pedagógica da Educação Inclusiva: concepções sobre a escolarização da pessoa surda . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 13, 97–116. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/396